Domingo, 21 de Abril de 2019
publicidade
h1n1vacina_7012F42C-4168-4A09-8FF5-19B4B85A40F9.jpg
publicidade
publicidade

SAÚDE

Campanha de vacinação contra H1N1 em Manaus deve começar na quarta-feira (20)

Ministro da Saúde afirmou à Prefeitura que o primeiro lote de vacinas deve ser enviado a Manaus ainda nesta sexta-feira (15)


15/03/2019 às 15:32

Em Manaus, a Campanha de Vacinação contra a gripe H1N1 deve ser iniciada na próxima quarta-feira (20), tempo para que as vacinas passem por todos os procedimentos necessários até a distribuição nas 183 salas de vacinação da Prefeitura de Manaus e nas demais salas de vacina do Governo do Estado. A informação foi divulgada pela Prefeitura nesta sexta-feira (15), um dia após o presidente Jair Bolsonaro (PSL) e o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta anunciarem o envio de 1 milhão de vacinas para o Amazonas neste final de semana.

O ministro Mandetta afirmou ao prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), em Brasília, que ainda hoje será feito o envio do primeiro lote de vacinas contra o vírus H1N1 para a capital do Amazonas. Segundo ele, as vacinas contra a Influenza produzidas no Brasil obedecem a um cronograma de distribuição e são resultado da coleta feita pelo Instituto Butantan das cepas virais que afetam as diferentes regiões do país neste período.

“Temos o lote inicial que, geralmente, é destinado para Estados mais ao Sul, onde tem o frio e uma quantidade maior de idosos. Em função da agressividade do vírus e da grande concentração de casos em Manaus, conseguimos, em tempo recorde, fazer a liberação no dia de hoje (sexta-feira) para capital do Amazonas”, explicou Mandetta, que destacou a colaboração da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Rio de Janeiro (RJ), na certificação das doses liberadas.

Campanha

A Prefeitura de Manaus afirma já estar estruturada para dar início à vacinação dos grupos prioritários contra a Influenza, com os servidores das 183 salas de vacina preparados para atender a demanda. Segundo o secretário municipal de Saúde (Semsa), Marcelo Magaldi, o primeiro lote de vacinas está previsto para chegar à capital amazonense neste fim de semana. “A partir do recebimento, entra em ação nossa logística para fazer a distribuição das doses para as 183 salas de vacina do município. Nossa expectativa é de iniciar a vacinação às pessoas prioritárias na próxima quarta-feira”, disse.

Segundo a Semsa, fazem parte do grupo de risco 455.083 pessoas na capital, dos grupos preconizados pelo Ministério da Saúde. São crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores de saúde; povos indígenas; indivíduos com 60 anos ou mais de idade; a população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; e professores da rede pública e privada.

Também integram os grupos a receberem a vacina as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis; as portadoras de outras condições clínicas especiais como doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias (Síndrome de Down, Síndrome de Edward, Síndrome de Patau, Síndrome de Warkany).

Para receber a dose da vacina, é importante levar o Cartão de Vacinação e um documento de identificação. Pessoas com doenças crônicas ou com outras condições clínicas especiais deverão apresentar, também, prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a dose, sem necessidade de prescrição médica. Para os profissionais do público-prioritário, basta apresentar o contracheque ou crachá.

publicidade
publicidade
Greve dos professores será marcada por protestos em Manaus nesta segunda (22)
Ex-Flamengo, Junior Baiano fala sobre o atual momento do rubro-negro carioca
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.