Segunda-feira, 16 de Dezembro de 2019
INOVAÇÃO

Capes autoriza curso de doutorado em Ensino Tecnológico do Ifam

O doutorado profissional no Ifam é o primeiro de um Instituto Federal na região Norte do país; edital de seleção do programa de pós-graduação tem previsão de lançamento no primeiro semestre de 2020



BOLOZ_AF68B5CE-D40A-483F-A8F3-B410B6D58AFC.jpg Foto: Divulgação
03/12/2019 às 09:54

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) autorizou a oferta do curso do doutorado profissional em Ensino Tecnológico no Instituto Federal do Amazonas (Ifam). A aprovação foi publicada no último dia 22 de novembro deste ano, após dois anos da submissão da proposta à fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto, professor José Pinheiro de Queiroz Neto, a conquista é um marco histórico que vai além da Instituição. “A aprovação é um trabalho árduo dos professores, colegas do Campus Manaus Centro, local onde já existe um programa de mestrado. Este momento traz uma grande responsabilidade em fazer com que o programa seja de referência, e assim manter a qualidade que já temos iniciada com o mestrado para atender à sociedade particularmente da região Norte”, ressaltou.



No Ifam, o curso de doutorado será viabilizado pelo Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET). A coordenadora do programa de pós-graduação, professora Andreia Mendonça, afirma que a aprovação do doutorado não pertence apenas ao Ifam, mas a toda Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. “Uma vez que a gente consegue aprovar um doutorado profissional abre uma oportunidade de formação de excelência e contribui para formação de uma massa crítica na região Norte. Conseguimos ir para outro nível da verticalização do ensino e ficamos muito felizes por essa conquista”, pontuou.

Para o professor Amarildo Gonzaga, idealizador da proposta que, posteriormente, foi feita em colaboração com um grupo de professores do Mpet, a aprovação do doutorado legitima a identidade da pós-graduação no contexto educacional, não só amazônico, mas também brasileiro. “Tenho orgulho de participar do processo de aprovação do doutorado. É um projeto de vida meu e dos meus colegas de trabalho e uma conquista para a sociedade”, disse.

O edital de seleção do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico tem previsão de lançamento no primeiro semestre de 2020, o curso terá sede no Campus Manaus Centro do Ifam.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.