Segunda-feira, 12 de Abril de 2021
POSIÇÃO

Cigás garante integridade da rede de distribuição de gás natural em Manaus

A vistoria foi realizada após uma série de supostos vazamentos de gás em uma área de condomínios da zona Centro-Sul e Norte de Manaus



show_cig_s_641E18CA-AC52-48FF-8E13-6458E0E6B459.jpg Foto: Divulgação
26/03/2021 às 18:40

A Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) realizou avaliações técnicas complementares em sua Rede de Distribuição de Gás Natural (RDGN), durante esta semana, e auferiu a integridade da infraestrutura. A medida foi adotada pela companhia após a identificação de relatos de pessoas sobre a ocorrência de forte odor nas imediações de condomínios residenciais dos bairros Flores, Adrianópolis, Parque Dez, Nossa Senhora das Graças, Parque das Laranjeiras, Cidade Nova e Tarumã. A rede de Distribuição da concessionária já alcança 152 quilômetros de extensão.

Na ocasião, técnicos da concessionária foram até os locais em que há rede de gasodutos da concessionária, munidos de detectores de gás, não identificando nenhum problema relacionado à operação de distribuição de gás natural.



Como forma de buscar esclarecer a origem do forte odor, a Companhia acionou órgãos ambientais solicitando a averiguação dos fatos. A Cigás alerta a população que o gás natural é mais leve que o ar e, portanto, em caso de possível vazamento, o insumo se dissipa rapidamente na atmosfera, o que reduz significativamente os riscos e evita a propagação de odor.

De acordo com o gerente de Operações da Companhia, Ricardo Ciraulo, para que o odor de gás natural seja percebido no raio de quilômetros, é necessário que seja liberada uma quantidade muito grande de gás para atmosfera, causando um ruído tão intenso que não passaria despercebido e seria logo detectado.

Vale ressaltar que todos os processos, envolvendo o serviço de distribuição e comercialização de gás natural da Cigás, são fiscalizados pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam).

Serviço baseia-se em normas da ABNT - O serviço essencial prestado pela concessionária de distribuição de gás natural baseia-se em normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para a instalação de novas redes de distribuição e o aproveitamento da rede existente dos clientes residenciais. Tais normas estabelecem os requisitos mínimos exigíveis para o projeto, execução e inspeção de redes de distribuição interna para gases combustíveis e para a instalação de aparelhos a gás em áreas residenciais. 

Antes de iniciar o fornecimento de gás natural a clientes, a Companhia realiza detalhada inspeção da rede existente de modo a verificar se a mesma está apta, conforme as exigências das referidas normas, que preveem desde dispositivos de segurança, ensaio de estanqueidade e ventilação de ambiente. 

Monitoramento 24 horas 

Além disso, a Cigás conta com moderno Centro de Controle Operacional (CCO) para monitoramento e supervisão da RDGN, o qual pode ser acionado 24 horas por dia, todos os dias, inclusive fins de semana e feriados. Conta ainda com Serviço de Atendimento ao Cliente por meio do 117.
 

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.