Quarta-feira, 16 de Outubro de 2019
REUNIÃO

Delegação alemã se reúne com Wilson Lima para discutir Fundo Amazônia

 O governador voltou a ressaltar que o estado não irá abrir mão do Fundo. Fomentos na área de bioeconomia também pautaram o encontro



DIE_4213_783155E7-A969-48C0-9D5F-0510852C7A9E.jpg Foto: Divulgação
20/09/2019 às 16:27

O governador do Amazonas, Wilson Lima, recebeu, nesta sexta-feira (20), na sede do Governo, na Compensa II, Zona Oeste de Manaus, uma delegação da Alemanha que visita o Estado. Wilson Lima agradeceu as parcerias desenvolvidas com o país europeu, um dos principais financiadores do Fundo Amazônia, em projetos ambientais.  

“Nós não abrimos mão do Fundo. Já nos posicionamos em relação a isso junto ao Governo Federal e demais governadores da Amazônia Legal. Esperamos que essa questão se resolva o mais breve possível porque os recursos do Fundo Amazônia são importantíssimos para o desenvolvimento de projetos aqui no Estado”, afirmou Wilson Lima. O governador enfatizou que o Estado tem projetos junto ao banco alemão KfW.



O vice-secretário do Ministério de Alimentação e Agricultura do Governo Alemão, Friedrich Wacker, informou que na semana que vem ministros da Alemanha irão reunir com ministros brasileiros para discutir a relação entre os países e questões como o Fundo Amazônia. Ele destacou que há uma perspectiva de se criar parcerias com o Amazonas para o desenvolvido da bioeconomia.

Wilson Lima também enfatizou o interesse em fomentar essa atividade. “Nós temos um potencial muito grande para fomentar a bioeconomia e estamos trabalhando no sentido de termos de forma efetiva uma economia sustentável, que agregue ao pequeno produtor e possa gerar emprego e renda tanto na capital quanto no interior. Temos como usar melhor nossos recursos e transformá-los em produtos acabados com o uso da tecnologia. Queremos estreitar nossa relação com Alemanha nesse sentido”, destacou o governador.

O secretário de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), Jorio Veiga, recebeu a delegação e apresentou alguns projetos aos alemães. “Fomos ao Tumbira, até a Comunidade do Inglês, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do rio Negro, e eles conseguiram ver de perto como é aplicado o dinheiro que eles repassam, por meio do Fundo Amazônia”, explicou o secretário.

“É uma delegação de altíssimo nível do governo alemão, que tomou a decisão de vir ver com seus próprios olhos, porque as mensagens que chegam até lá são de vários tipos e nem sempre são boas. Ao vir aqui escutar as pessoas faz com que eles tenham uma visão do que realmente acontece”, completou Jorio Veiga.

Na delegação alemã estava, ainda, a diretora da Unidade de Bioeconomia do Ministério de Ciência e Educação, Andrea Noske; o coordenador do Departamento de Bioeconomia do Ministério da Alimentação e Agricultura, Tilman Schachtsiek; coordenadora das Américas, Cooperação Internacional do Ministério de Alimentação e Agricultura, além de integrantes da Embaixada e do Consulado da Alemanha.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.