Publicidade
Manaus
CICLO DE PALESTRAS

Estudioso André Lajst palestra em Manaus sobre conflito Israel x Palestina

André defenderá nas programações realizadas em Manaus que apenas uma solução pacífica de diálogo entre israelenses e palestinos chegará a paz. Confira como participar: 16/08/2018 às 16:00 - Atualizado em 17/08/2018 às 15:28
Show palestra agora 420d88b8 3ab1 47d1 b6f3 3d6b19384f60
André é neto de um sobrevivente do Holocausto (Foto: Reprodução/Facebook)
Amanda Guimarães Manaus (AM)

O renomado estudioso do conflito Israel x Palestina, André Lajst, chega a Manaus a partir deste sábado (18), para um ciclo de palestras na capital sobre a guerra centenária no Oriente Médio. André, que também é ex-oficial acadêmico da inteligência da Força Aérea de Israel, defenderá que apenas uma solução pacífica de diálogo entre israelenses e palestinos chegará a paz.

Mesmo chegando no dia 18 no Amazonas, o estudioso só começará a participar de palestras sobre o assunto no dia 20, às 14h, na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Logo depois, às 19h, ele realiza outro evento na Comunidade judaica do Amazonas (Clube Hebraica).

Em entrevista ao Portal A Crítica, André conta como o conflito de Israel e Palestina será retratado durante as programações na capital. Ele diz que já fez mais de 400 eventos sobre o assunto no Brasil.

"As palestras serão sobre o conflito palestino e israelense, além das perspectivas de paz no Oriente Médio. Este é um tema pouco abordado na sociedade, mesmo chamando atenção da mídia. Tem muitas matérias sobre o assunto, mas são oferecidas poucas informações sobre a origem do conflito. Essas palestras podem ajudar as pessoas entenderem o que de fato acontece", explicou André.

Ainda em Manaus, o estudioso deve participar de outros eventos na capital. No dia 21, a agenda do estudioso começa com uma palestra no Auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) a partir das 9h. Às 15h, ele palestra para estudantes e professores do nível médio no Teatro Manauara. As atividades que serão realizadas em universidades serão abertas ao público.

"Serão palestras expositivas, com a história e dilemas do conflito que já dura cem anos. A criação de um Estado Palestino vai ser abordado, porque sou a favor de uma solução pacifica para o fim do conflito. Quero que os dois povos vivam em paz e não existe solução pacífica sem essa. Acabar com o Estado de Israel não é solução. Criar dois Estados é a solução", opinou o estudioso.

André também conta que o interesse de estudar sobre a história de Israel surgiu pelo o avô. O patriarca do estudioso fugiu de um campo de concentração no Holocausto. "O meu avô é sobrevivente do Holocausto e assumi uma responsabilidade de não esquecer o que aconteceu no passado. O Estado de Israel é uma justiça. Eu acho que por eu ter ido para Israel, servido o exercito, estou dando continuidade a tudo que meu avô fez", completou o estudioso.

Experiências

André Lajst, originalmente de São Paulo, fez Aliah em 2006. Ele estudou Bacharelado e Mestrado na IDC Herzlyia onde se especializou em Governo, Politica, Contra-Terrorismo e sobre o conflito árabe Israelense. André serviu ao exercito de Israel por 2 anos onde foi pesquisador na força aérea. Hoje André mora em São Paulo onde é Diretor Executivo do StandWithUs Brasil.

Publicidade
Publicidade