Segunda-feira, 01 de Março de 2021
COVID

Governo do AM deve apresentar decreto com medidas para festas de fim de ano

Entre as medidas para combater a Covid-19, deve estar o fechamento dos serviços não essenciais



sede-governo-amazonas-fachada_18F360AF-4F2A-4410-A6EA-61FDCE4086CB.jpeg Foto: Arquivo/A Crítica
23/12/2020 às 12:40

Um novo decreto para fechamento dos serviços não essenciais deve entrar em vigor a partir do dia 26 e foi anunciado pelo Governo do Estado, nesta quarta-feira (23). A medida será válida por 15 dias,  até 10 de janeiro.  A decisão foi definida hoje, durante uma reunião do Comitê de Crise e Combate ao Covid-19, e é uma tentativa que visa resguardar a população após as festa de fim de ano, devido a negligência às medidas sanitárias.

O intuito das novas restrições é frear a disseminação do coronavírus, principalmente entre as pessoas de 20 a 49 anos, que estão sendo as mais infectadas e acabam levando para casa a doença e transmitindo a indivíduos que pertencem ao grupo de risco como os idosos. O texto do decreto deve ser publicado no Diário Oficial do Estado dos próximos dias.



Durante a reunião, o governador Wilson Lima (PSC) disse que irá endurecer o combate às festas clandestinas. Agora, durante as operações contra as aglomerações serão apreendidas bebidas, equipamentos de som, iluminação e instrumentos musicais.

O decreto governamental deve fechar casas de shows, bares e restaurantes que funcionarão apenas por delivery. A líder do governo na Assembleia Legislativa, deputada Joana D’arc (PL) esclareceu que os 15 dias das novas medidas devem assegurar que as pessoas que se expuseram ao vírus durante as festas de fim de ano, fiquem em casa e evitem aglomerações.

“Estamos aumentando o número de leitos mas não adianta se as pessoas estão aglomerando e não usando mascaras”, enfatizou.

Até agora, 99% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Delphina Aziz estão ocupados, os leitos clínicos com pacientes da rede pública estão com 94% da capacidade e da rede privada já chegam a 85%.

News giovanna 9abef9e4 902c 428b a7c8 c97314664fb7
Repórter
Repórter de A CRÍTICA. Sempre em busca de novos aprendizados que somente uma boa história pode trazer.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.