Sábado, 04 de Abril de 2020
EM JANEIRO

Interior do AM registra aumento nos casos de dengue, zika e chikungunya

De acordo com a FVS-AM os municípios de São Gabriel da Cachoeira, Guajará e Humaitá lideram o ranking de contaminação em janeiro deste ano. O órgão realizou hoje (18) ação de conscientização no Sambódromo



JUNIO_LIMA_24176A7E-93A4-47D0-9F66-9BF2B11E2411.jpeg Foto: Junio Matos
18/02/2020 às 10:47

Somente em janeiro deste ano, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) já registrou mais 1.600 casos de dengue no estado. O índice chegou a quadruplicar as ocorrências registradas no mesmo período em 2019.

Os municípios de São Gabriel da Cachoeira (395 casos), Guajará (275) e Humaitá (266) lideram o ranking. Por concentrar o maior número de contaminação, o interior está recebendo atenção prioritária no conjunto de ações de combate e prevenção à dengue, zyka e chikungunya.



"Houve aumento em municípios que não tinham manifestado surto nos outros anos, onde a população é suscetível ao vírus. Então a possibilidade de transmissão é maior", explicou Elder Augusto Figueiras, chefe do departamento de Vigilância Ambiental da FVS – AM.

O órgão realizou, na manhã desta terça-feira (18), ação de prevenção contra dengue, zyka e chikungunya no Sambódromo, Zona Centro-Oeste de Manaus. A atividade integra o planejamento de saúde para o Carnaval de Manaus.

Foto: Junio Matos

A FVS está promovendo, em parceria com demais órgãos que atuam nas ações de vigilância, o Bloco da Saúde: Xô Mosquito, que acontece no sábado (22), no Sambódromo, Zona Centro-Oeste da capital.

"Envolvemos todos os parceiros para que as pessoas atentem ao período sazonal das doenças transmitidas pelo Aedes", enfatizou Amanda Andion, gerente do Núcleo de Educação e Saúde e Mobilização Social da FVS.

Desde a semana passada, equipes da FVS realizam a borrifação de áreas do sambódromo para evitar a proliferação do mosquito no local e garantir a segurança da população nos eventos. O ciclo de aplicação do inseticida começou na semana passada e encerrou hoje (18).

News d amorim 845c88c9 db97 48fa b585 f1c0cb967022
Repórter de Cidades
Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Além de A Crítica, já atuou em uma variedade de assessorias de imprensa e jornais, com ênfase na cobertura de Cidades e Cultura.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.