Terça-feira, 28 de Janeiro de 2020
TRATAMENTO EXCLUSIVO

Laboratório no Amazonas ajuda homens com problemas de infertilidade

O CDL Laboratório Santos e Vidal oferece exames exclusivos que ajudam o pretendente a papai a identificar e tratar problemas de infertilidade



CDL_laboratorios_CE2FCB41-1653-40A0-B827-EC1B5452531C.JPG Foto: Junio Matos
16/06/2019 às 11:19

Sonho de muitos casais, chegar até a gravidez pode ser mais difícil do que parece. Muitas vezes, o problema da infertilidade pode não estar na mulher, mas, sim, no pretendente a papai. Para contornar essas complicações, o CDL oferece exames especializados e exclusivos que ajudam os futuros papais a realizarem o sonho da paternidade.

“Por muito tempo era comum as pessoas acharem que a infertilidade era um problema apenas das mulheres. Hoje sabemos que ambos os sexos têm chances de apresentarem dificuldades para a fertilização e a gravidez”, comentou a farmacêutica bioquímica e andrologista especialista em reprodução humana assistida, Natália Lessa.



Conforme Natália, a primeira etapa para identificar a causa da infertilidade masculina é a realização de um espermograma. O exame irá analisar o sêmen do homem de forma macroscópica, identificando volume, pH, presença de coágulo, tempo de liquefação, cor, aspecto, viscosidade e de forma microscópica, para aferir a quantidade e a qualidade dos espermatozoides é utilizado um dispositivo especial chamado Câmara de Makler®.

Outros testes complementares também são feitos como o de vitalidade espermática, morfologia estrita de Kruger, identificação de leucócitos e sobrevivência 24h dos espermatozoides que facilita na identificação dos possíveis problemas da infertilidade.

Enquanto laboratório de análises clínicas, o CDL é o único em Manaus a oferecer o espermograma com capacitação espermática diagnóstica, procedimento bastante solicitado na investigação da infertilidade, onde é possível separar os espermatozoides inviáveis e capacitar apenas os que são aptos a fecundar, ajudando casais que procuram por tratamento assistido.

 
Técnicas exclusivas são oferecidas de forma pioneira nos laboratórios da CDL. Foto: Junio Matos

Fatores de alteração genética da infertilidade

Para saber se há produção de espermatozoides é feita uma avaliação da qualidade genética do homem. O CDL Laboratório realiza dois exames com esta finalidade, apartir de uma amostra de sangue. São eles, o de cariótipo, que analisa todos os 23 pares de cromossomos e o de microdeleção que analisa apenas o cromossomo Y, um cromossomo essencial na produção e maturação dos espermatozoides. A ausência ou diminuição de espermatozoides ejaculados não significa necessariamente que o homem não poderá engravidar a parceira. Para constatar suas chances, o homem deve fazer esta avaliação genética, que inclui o exame de detecção de microdeleção do cromossomo Y.

Em algumas situações o problema que causa a infertilidade não é identificado ou resolvido por meio do espermograma completo incluindo a capacitação espermática, análises mais complexas podem ser realizadas. Uma delas é a técnica de ‘Fragmentação em DNA Espermático, que também é oferecida pelo CDL Laboratório Santos e Vidal de forma exclusiva (o exame é realizado aqui em Manaus, não sendo enviado para outros estados) o que o torna pioneiro no Amazonas.

“Além disso, o laboratório realiza exames hormonais muito importantes para a produção dos espermatozoides. Análises como testosterona total e livre, FSH, LH, Prolactina são bastante pedidos por urologistas”, destacou Natália.

Estes exames podem ser realizados no próprio laboratório CDL Laboratório Santos e Vidal, que dispõe de cinco unidades em Manaus e uma em Manacapuru. Mais informações, como serviços, valores de exames e agendamentos podem ser obtidas por meio do site da instituição (acesse aqui).

News pedro01 9f97d6e2 e058 4e63 8ce7 e934cf255a3d
Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.