Quarta-feira, 23 de Setembro de 2020
Clima

Manaus registra frente fria abaixo dos 25 graus nesta manhã

Frente fria era aguardada desde o início desta semana pelos serviços de meteorologia. Manhã de domingo pode repetir o mesmo cenário, de acordo com previsão meteorológica



WhatsApp_Image_2020-08-22_at_10.00.58_821ADB92-91AA-4916-8219-9FBC07F56F9D.jpeg Foto: Euzivaldo Queiroz
22/08/2020 às 09:53

Com 22 graus medindo nos ermômetros nas primeiras horas deste sábado (22), manauaras amanheceram com a expectativa de que o clima 'frio' continue durante o dia. A temperatura se deve a uma intensa massa de ar frio de origem polar, e que no Sul do Brasil já levou cidades a registrarem temperaturas abaixo de 10 graus. A tendencia é que a temperatura permaneça a mesma até as 15h, quando pode atingir 33 graus.

De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as condições climáticas atípicas devem registrar quedas acentuadas de temperatura entre sexta, sábado e domingo em estados como Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, sul de Goiás, Rondônia, Acre, além dos estados de São Paulo, sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. 

Apesar das comemorações da mudança repentina do clima típico em Manaus, que gira entorno de 30 graus, em média, um outro drama é exposto: os moradores em situação de rua e que agora encaram a baixa temperatura. Em comunicado, o Ministério da Cidadania informou que, diante das previsões, já trabalha de forma articulada com a Defesa Civil para garantir proteção à população mais vulnerável, em especial  pessoas em situação de rua. 

“A Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania alerta para que a rede do Sistema Único de Assistência Social esteja mobilizada para garantir o abrigamento temporário dessas pessoas, reforçando também a atuação das equipes de abordagem social nos territórios. É necessário ter atenção com moradores de áreas rurais e povos e comunidades tradicionais”, alertou o ministério.  

Interior



A friagem já era perceptíve no extremo sul do Estado do Amazonas, cobrindo municípios das calhas do Juruá, Purus e Madeira, desde ontem (21).

“Conforme o sistema frente fria se desloca no sentido sul-norte, há organização dos sistemas convectivos proporcionando chuvas e na sua retaguarda uma massa de ar de características seca e fria, responsável pelo declínio acentuado na temperatura do ar”, complementou a meteorologista Patrícia Guimarães, do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

*Colaborou Karol Rocha

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.