Quinta-feira, 03 de Dezembro de 2020
MORTE

Médico e ex-deputado, Luiz Fernando Nicolau morre aos 74 anos

Pai do deputado Ricardo Nicolau e do vereador Hiram Nicolau, Luiz Fernando Nicolau faleceu nesta segunda-feira



LUIZ_NICOLAU_903BB883-79E2-459E-96FB-7F07B89A0C06.jpg
16/11/2020 às 15:22

O ex-deputado federal Luiz Fernando Nicolau, pai do deputado estadual Ricardo Nicolau, faleceu nesta segunda-feira (16). Ele tinha 74 anos.  A CRÍTICA apurou que a causa da morte foi em decorrência da Covid-19. A família nega e diz que Luiz Fernando teve uma infecção pelo novo coronavírus há 90 dias e que a morte, na data de hoje, foi em decorrência de um AVC. O médico nasceu na Paraíba do Sul (RJ).

Luiz Fernando Nicolau era médico por formação e foi fundador do grupo Samel, administrado pela família até hoje. Ele fez aniversário no último dia 30 de setembro, no mesmo dia que o filho mais novo, Hiram Nicolau, que é vereador. Luiz Fernando Nicolau também foi um dos fundadores do extinto Pronto-Socorro dos Acidentados e a clínica Pró-Saúde.



Ele estava internado na Samel há cerca de um mês e teve o quadro agravado nos últimos dias. A CRÍTICA apurou que ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) durante a internação e teve parada cardiorrespiratória nesta segunda. "Pra sempre meu herói", postou Hiram Nicolau, no Instagram, ao lado de uma foto com o pai. 

"É com profunda tristeza que o Grupo Samel recebe e comunica a notícia de falecimento do médico neurocirurgião dr. Luiz Fernando Nicolau, nosso fundador e patriarca, ocorrido nesta segunda-feira, 16 de novembro. Nesse momento de dor, nos lembramos do seu legado de honestidade, honradez e muita simplicidade tanto com os pacientes quanto com os colaboradores. Em nome de todo nosso quadro social e de colaboradores, nos reunimos em oração, neste momento de profunda dor, pela sua passagem", diz nota assinada por Luis Alberto Nicolau, diretor-presidente do grupo Samel.

Na política, ele foi deputado estadual por dois mandatos e deputado federal pelo Amazonas durante nove anos. Em 2018, Luiz Fernando disputou o cargo de para deputado federal, mas não conseguiu se eleger pelo PSD.

Em 2016, ele recebeu o Título de de Cidadão do Amazonas concedido pela Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM). Nota de pesar da ALE-AM lamentou o falecimento do ex-parlamentar.

“Sua ausência fará muita falta, principalmente, pelo excelente trabalho que desempenhou como homem público na área da saúde, nos últimos 40 anos. A Assembleia do Amazonas se solidariza com os amigos e familiares do querido e saudoso Luiz Fernando Sarmento Nicolau. Que Deus o receba em seus braços”, diz trecho da nota assinada pelo presidente da ALE-AM deputado Josué Neto (PRTB).

No final de 2012, Luiz Fernando na condição de suplente chegou a assumir a vaga da deputada federal Rebecca Garcia (PP) que foi nomeada secretária de Estado na gestão Omar Aziz (PSD). Além da carreira política, o médico foi professor da Universidade Federal do Amazonas e secretário estadual de saúde.

Ainda não há informações oficiais sobre cerimônias de velório e sepultamento.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.