Publicidade
Manaus
DESPEDIDA

Morre, em Manaus, a escritora e professora da Ufam Neide Gondim

Doutora pela PUC-SP e mestre na PUC gaúcha, Gondim possuía obras de destaque como “A Invenção da Amazônia”, onde abordava a perpetuação da visão colonialista sobre a região 30/06/2018 às 17:03 - Atualizado em 30/06/2018 às 17:25
Show 48
Foto: Divulgação
Rebeca Almeida Manaus (AM)

Faleceu na manhã deste sábado (30), em Manaus, a escritora e professora aposentada da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) Neide Gondim. De acordo com a família, o falecimento ocorreu por volta de 12h devido a complicações de uma cirurgia. O velório ocorre na funerária Canaã, salão 1, na rua Major Gabriel, a partir das 17h30, o sepultamento deve acontecer neste domingo (1º) no Cemitério São João Batista, às 11h.

Por meio de nota, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), relembrou a trajetória acadêmica de Gondim. “A professora Neide Gondim dedicou-se à Universidade por três décadas e se tornou um nome de referência quando o tema é Amazônia”.

A Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua) também se manifestou sobre o falecimento afirmando que os “sindicalizados e demais membros da categoria manifestam seu mais profundo pesar pelo falecimento da professora Neide Gondim. A Adua presta suas sinceras condolências e sentimentos aos familiares e amigos neste momento de tão grande perda”, afirmou em nota.

Nas redes sociais, professores e colegas de trabalho também se sensibilizaram sobre o ocorrido. A jornalista e escritora Leyla Martins Leong homenageou a vida profissional e pessoal de Gondim. “Com esse fato tão triste, Manaus perde um dos seus valores intelectuais e uma mulher que dava graça à cidade pela beleza e atitude”, disse.

Trajetória

Professora aposentada da Faculdade de Letras na Ufam, Neide Gondim possuía mestrado em Teoria Literária na Pontifícia Universidade Católica (PUC), do Rio Grande do Sul, e doutorado em Comunicação e Semiótica, realizado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Dentre as publicações de Gondim, o livro “A Invenção da Amazônia” é um dos maiores destaques, o qual abordava a perpetuação da visão colonialista sobre a região amazônica. A temática regional foi um dos marcos da carreira da professora que também abordou o tema em “A Amazônia de Jules Verne” e “O Nacional e Regional na prosa de ficção do Amazonas”.

Publicidade
Publicidade