Quinta-feira, 06 de Maio de 2021
LEITOS

Aumentar leitos é mais eficiente que hospital de campanha, diz Wilson Lima

Segundo o governador, infraestrutura de hospitais do Estado tem condições de receber os pacientes. "É mais inteligente abrir leitos nos hospitais que já possuímos e que possuem espaço para expansão", disse



print_6450E695-21FF-4F15-BF7B-385541CA3D2B.JPG Foto: Divulgação
04/01/2021 às 12:41

A expansão na quantidade de leitos disponíveis para o tratamento da Covid-19 no Amazonas afasta a necessidade da implementação de hospitais de campanha, afirmou nesta segunda-feira (4), Wilson Lima. Durante entrevista coletiva virtual, o governador explicou que é mais barato e mais rápido investir na infraestrutura de hospitais do estado do que construir hospitais temporários. 

"Aumentamos o número de leitos exclusivos para Covid-19 de 457 para 1.070. O hospital Delphina Aziz, que é referência nesse atendimento, passou de 90 UTIs para 150. Estamos abrindo mais espaços para outros 56 leitos clínicos. No interior do Amazonas, o número de leitos foi triplicado", revelou.



"Quanto tempo levaria para montar um hospital de campanha? Da onde viriam esses profissionais que trabalhariam nessa estrutura temporária? E a implementação de equipamentos, redes de gases e estrutura para o funcionamento dessas unidades? Todo esse esforço para conseguirmos algo em torno de 300 leitos, que é a capacidade média de um hospital de campanha?", questinou.  Só nesse período da pandemia, abrimos dois hospitais de campanha em leitos, usando a própria infraestrutura de hospitais do Estado, de forma mais rápida e barata".

Durante a entrevista coletiva, Wilson Lima também agradeceu o apoio recebido pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, que segundo ele, tem sido fundamental para a administração da pandemia no Amazonas.

"O Governo Federal tem sido um parceiro fundamental com o envio de profissionais de saúde e técnicos, equipamentos e medicamentos. Somente nesta semana devemos receber mais 78 respiradores. Há 15 dias recebemos 50 respiradores e outros 80 monitores. Todos esses equipamentos foram importantes para que a gente pudesse ampliar a quantidade de leitos para pessoas acometidas pela Covid-19 no nosso estado", concluiu. 

News pp a13b834f dc21 4721 a1d5 e6b918ad91c6
Editor do Portal A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.