Terça-feira, 19 de Novembro de 2019
DESORDEM INFORMACIONAL

Especialista americana realiza palestra gratuita em Manaus sobre 'fake news'

Palestra promovida pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil ocorre nesta quarta-feira (7) e terá a presença da vice-presidente da ONG The News Literacy Project, a jornalista Christine Bragale



cristine_-_C_pia_4202705B-2A71-498C-900D-8E8987A2F7D7.jpg Foto: Divulgação
05/11/2018 às 17:06

A vice-presidente da ONG americana The News Literacy Project, Christine Bragale, inicia nesta quarta-feira (7), por Manaus, um ciclo de palestras no País sobre alfabetização digital e desordem informacional. A The News Literacy Project é uma das mais renomadas instituições na área de educação midiática.

A visita da especialista americana é uma das iniciativas da Missão Diplomática dos EUA no Brasil para promover o diálogo e o entendimento mútuo entre brasileiros e americanos. O programa conta com a parceria de Fundação Rede Amazônica, ICBEU Manaus, Correio Braziliense, USP, Palavra Aberta, Énois, Alumini e Secretaria de Educação do Estado de S. Paulo.



Christine visitará Manaus, Brasília e São Paulo, onde se encontrará com estudantes, professores, jornalistas e membros da sociedade civil para dividir sua experiência e debater formas de lidar com a sobrecarga de informações e a dificuldade de determinar a veracidade do que é propagado nas mídias digitais, assim como técnicas para incentivar o pensamento crítico entre jovens consumidores de notícias.

Christine é jornalista internacional veterana e já foi do corpo de imprensa na Casa Branca. Ela já recebeu mais de 30 prêmios por seu trabalho na área de comunicação.

Em entrevista ao jornal Correio Braziliense, a jornalista afirmou que o curso propõe diferenciar “notícias falsas” de “informações falsas”.

“Ensinamos aos alunos que nem todas as informações são criadas iguais – e que diferentes tipos de informações têm propósitos diferentes: informar, vender, entreter, persuadir e provocar. Ter essa compreensão fundamental nos capacita a avaliar as informações que encontramos e decidir no que confiar, compartilhar e agir. Sabemos que, embora existam pessoas que intencionalmente fabricam informações falsas, elas se espalham entre nós – você e eu ajudamos a disseminar, compartilhando por meio de postagens no Facebook ou Tweet e encaminhá-las com informações falsas. É por isso que é fundamental checar os fatos antes de compartilhar”, disse.

Serviço

Palestra: “Desordem Informacional” – como ajudar a sociedade a lidar com a sobrecarga de informações e a dificuldade em determinar a veracidade do que é propagado nas mídias.

Local: Auditório do ICBEU Manaus – Av. Joaquim Nabuco, 1286 – Centro

Data: 7 de novembro de 2018

Horário: 19h30

Entrada franca – sujeito à disponibilidade de assentos

Evento em inglês com tradução

Inscrição: https://www.sympla.com.br/palestra-desordem-informacional---com-christine-bragale__389502


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.