Domingo, 31 de Maio de 2020
COMUNIDADE

Parceria entre PM e moradores das zonas Centro-oeste e Norte melhora segurança

Criado pela Polícia Militar do Amazonas, o projeto Rede de Vizinhos Protegidos vem melhorando o relacionamento e a troca de informações da polícia com moradores de bairros da zona centro-oeste e zona norte de Manaus



show_1_D5725693-A955-4B3F-8F81-A274313B7B06.jpg Foto: Divulgação
20/03/2020 às 11:56

Na zona centro-oeste, o projeto "Rede de Vizinhos Protegidos" é realizado pela 17ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) e atende ao bairro do Planalto, Jardim Versalles, Jardim Belvedere e Flamanal, na zona centro-oeste. Na zona norte, a ação é comandada pela 27ª Cicom e é realizada no Núcleo 15, bairro Cidade Nova, e no conjunto Parque das Garças, bairro Novo Aleixo.
 
De acordo com o sargento Ney Silveira, da 17ª Cicom, policiais e moradores estão mais próximos, principalmente com o uso de aplicativos como o Whatsapp, Facebook e Instagram. Eles são a base para o andamento do projeto, que é focado na prevenção de ocorrências no bairro.
 
“Nós somos constantemente homenageados por essa comunidade. Do ponto de vista policial, há redução de ocorrências, como roubos e furtos a residências. As abordagens subiram, gerando maior recuperação maior de veículos roubados, detenção de elementos que cometiam assaltos e furtos nas localidades”, destacou.
 
Além das estratégias de policiamento, os moradores também são inseridos em reuniões com dicas de segurança e informações que possam contribuir com melhorias do policiamento preventivo e repressivo da PM.
 
Prevenção 

Titular da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), da Polícia Civil, o delegado Aldeney Goes enfatiza a importância de cada cidadão adotar medidas preventivas para se proteger de crimes, principalmente o roubo e furto em residências. No primeiro bimestre de 2020, os dois crimes registraram queda de 2,5% no número de registros, alcançando o menor patamar dos últimos três anos.
 
Segundo Goes, todo cuidado é válido. Desconfiar de desconhecidos circulando na rua ou carros parados pode ser decisivo para evitar uma ocorrência. Em toda situação de suspeita, a orientação é acionar a polícia, imediatamente, por meio do 190. Outra dica da autoridade policial é estabelecer relacionamento de cooperação com os vizinhos, para auxílio em casos emergenciais.



“Verificar para que os vizinhos observem quando você está fora de casa, porque percebemos que alguns furtos de residências ocorrem justamente quando a pessoa não está, ou seja, percebe que a casa está vazia, chega até a bater na porta. Quando a pessoa não abre, sabe que alguém não está. Então, às vezes, o contato com o seu vizinho, o contato com pessoas próximas ou até instalar um sistema de alarme é importante”.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.