Domingo, 17 de Outubro de 2021
EDUCAÇÃO

Professor do AM é selecionado para programa global de experimentação em robótica

Tiago Cauassa foi um dos 50 educadores brasileiros selecionados para participar do SPIKE Prime Influencers-Brasil, da LEGO Education



WhatsApp_Image_2020-06-20_at_19.38.17_88193A8C-2894-4818-A0C2-67950A3D6349.jpeg Foto: Divulgação
21/06/2020 às 09:40

O professor amazonense Tiago Cauassa foi um dos 50 educadores brasileiros selecionados para participar do SPIKE Prime Influencers-Brasil, um programa global de experimentação da LEGO Education que concederá aos participantes certificação internacional. Licenciado em Informática pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e trabalhando com tecnologias educacionais há 11 anos, cinco deles dedicados ao ensino da robótica, Cauassa participou de uma criteriosa seleção entre os aficionados por robótica de todas as regiões do país.

Cada um dos educadores selecionados receberá um conjunto LEGO Education SPIKE Prime. Os professores terão que realizar desafios a cada semana e compartilhar o aprendizado e o resultado das tarefas nas redes sociais – e, sim, por conta da pandemia do novo coronavírus, o desafio será totalmente realizado à distância.



Ao todo, serão nove semanas de atividades orientadas por especialistas com a nova ferramenta destinada a educadores que trabalham com alunos do ensino fundamental. De acordo com o professor Tiago Cauassa, que também é proprietário da ControlBot Robótica Educacional, a expectativa é receber o novo kit até semana que vem para iniciar o treinamento.

“Acredito que é uma grande responsabilidade representar o Amazonas. Fico honrado, pois eu e minha equipe nos esforçamos muito sempre para realizar nossas atividades com muito carinho, amor e principalmente qualidade. As expectativas são grandes, pois existia essa necessidade de um material novo para complementar as aulas. Agora nós podemos aprender a usar para depois ensinar”, disse.

Conforme Cauassa, anteriormente haviam apenas dois kits para serem utilizados entre os alunos do 1° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio. Agora com o LEGO Education SPIKE Prime será possível ter acesso a conteúdos atualizados e, consequentemente, proporcionar experiências divertidas a muito mais alunos.

“Essa nova ferramenta vem agregar ainda mais nas aulas de tecnologia, robótica educacional e linguagem de programação, que é algo que as escolas vêm buscando cada vez mais, pois ensina raciocínio lógico aos alunos”, contou o professor que é fascinado por construções desde os quatro anos de idade.

“Hoje utilizo o Lego, entre outras tecnologias, como arduino e micro:bit, para ajudar crianças a desenvolverem habilidades do século 21 dentro do contexto da Educação 4.0”, completou.

Desafios

Os desafios realizados pelo professor Tiago Cauassa poderão ser acompanhados, em breve, nas suas redes sociais pessoais. No Instagram: @tiagocauassa e @roboticacontrolbot; Youtube, no canal “Robótica Controlbot”, ou pelo Facebook: Facebook.com/roboticacontrolbot. “A ideia é eu postar tudo, do treinamento aos experimentos”, prometeu ele.

Benefícios

Criar aplicativos, games e até robôs para ajudar crianças a desenvolverem raciocínio lógico, criatividade, protagonismo e capacidade de trabalhar em equipe. Esses são os principais objetivos da robótica educacional. Cada vez mais presente nas escolas brasileiras, esse tipo de aprendizado utiliza uma estratégia conhecida como “learning by doing” (aprender fazendo em tradução livre). É comum que nas aulas de robótica, especialmente quando voltada para crianças, seja proposto ao aluno a construção de um protótipo que possa solucionar um problema apresentado pelo professor ou pelos próprios estudantes.

News guilherme 1674 2977771b 6b49 41af 859a ef3c3b62eae8
Repórter do caderno Cidades do jornal A Crítica. Jornalista por formação acadêmica. Já foi revisor de texto de A Crítica por quatro anos e atuou como repórter em diversas assessorias de imprensa e publicações independentes. Também é licenciado em Letras (Língua e Literatura Portuguesa) pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.