Terça-feira, 23 de Abril de 2019
publicidade
ciclovia_dois_B2390F6A-562E-4DFE-886E-B6D0E887181F.JPG
publicidade
publicidade

SEM RECURSO?

Ciclovia que ligaria Boulevard a Marina do Davi não tem prazo para sair do papel

Faixa de 14,5 quilômetros que ligaria bairros de Manaus continua sendo uma esperança para ciclistas. Prefeitura diz que aguarda recurso para executar o projeto


12/03/2019 às 20:57

O projeto da ciclovia Boulevard/Marina do Davi, que teria mais de 14,5 quilômetros e ligaria avenidas de diferentes bairros de Manaus, está sem prazo para sair do papel. No ano de 2017, representantes do Pedala Manaus e da Prefeitura se reuniram para formar um grupo de trabalho para a readequação do projeto, mas até agora a ciclovia permanece apenas como uma "esperança" para as pessoas que utilizam bicicletas na capital.

A ciclovia compreenderia o trecho entre a avenida Senador Álvaro Maia, conhecida como Boulevard, seguindo pela avenida Brasil e av. Coronel Teixeira até seu término na Marina do Davi. Segundo o coordenador do Pedala Manaus, Paulo Aguiar, a Prefeitura de Manaus não fala há muito tempo sobre o andamento do projeto.

"Faz tempo que a gente não ouve falar sobre essa ciclovia. Na última reunião, a gente sugeriu que fossem feitas algumas alterações no projeto, mas nada avançou. Gostaria de saber se o projeto vai para frente, porque permitiria que Manaus tivesse uma ciclovia que ligasse a Boulevard até a Ponta Negra", disse.

O coordenador do grupo de ciclistas afirmou que a própria Prefeitura de Manaus desenvolveu o projeto da ciclovia de 14,5 km. "Fizemos um levantamento e mostramos para a Prefeitura sobre o grande número de pessoas que utilizam bicicletas na avenida Brasil. Depois disso, o próprio município desenvolveu o projeto, que está parado", comentou.

Paulo também destacou que a ciclovia da avenida Boulevard faz parte do projeto, mas atualmente não tem função alguma e precisa passar por uma reforma. "Aquela ciclovia foi feita sob o passeio público, ela não está errada, mas não tem função alguma. Apesar da boa vontade da Prefeitura, a ciclovia apresenta erros, como rampas não adequadas. O próprio piso fica liso quando chove, além de não ser continuada com outras avenidas. O certo seria proporcionar esse projeto de ligação entre as ciclovias", destacou Paulo.

Falando sobre a falta de faixas disponíveis para ciclistas na capital, o coordenador do Pedala Manaus lamenta o fato de a cidade ter apenas 36 quilômetros, entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorotas.

publicidade

"Isso acaba afastando o ciclista da rua, porque ele tem medo de ser atropelado. Se não tivermos faixas exclusivas, não teremos ninguém pedalando. Isso é um problema de mobilidade urbana, por isso é importante que a Prefeitura retorne com este projeto da ciclovia. O projeto se encontra dentro do Plano de Mobilidade de Manaus", comentou o coordenador, acrescentando que um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) de 2012 apontou cerca de 100 mil ciclistas na capital. 

Grupo foi formado

Conforme publicação no site da Prefeitura de Manaus, datada de 13 de dezembro de 2017, um grupo de trabalho para a readequação da ciclovia Boulevard/Marina do Davi foi formado por técnicos dos institutos municipais de Planejamento Urbano (Implurb) e de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), além das secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e de Comunicação (Semcom), bem como dos técnicos da Seminf e representantes dos ciclistas.

Ainda segundo a publicação, a próxima reunião para tratar do projeto estava marcada para acontecer em janeiro de 2018, quando o grupo de trabalho deveria iniciar as tratativas para as mudanças no projeto. Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) não confirmou a realização do encontro.

Prefeitura diz que aguarda recurso

Por meio de nota, a Prefeitura de Manaus informou que o referido projeto foi readequado e aguarda por recurso para a sua execução, considerando os grandes investimentos na recuperação da malha viária da capital.

publicidade
publicidade
Espetáculo desenvolvido por alunos da UEA é apresentado nesta quinta (25)
UEA está com inscrições abertas para projeto Escola do Meio Ambiente (EMA)
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.