Quinta-feira, 02 de Abril de 2020
política

Romero Reis é selecionado como pré-candidato a prefeito pelo Partido Novo

Romero foi escolhido após participar de um processo seletivo interno que analisou a biografia dos pré-candidatos, o conhecimento da máquina pública, entre outros. A sigla descarta qualquer aliança no pleito com outros partidos



romero_474BC761-2BBB-43C8-8BD9-DB860F688416.JPG Foto: Reprodução / Internet
22/01/2020 às 10:16

O Novo definiu o empresário Romero Reis, 58, como pré-candidato do partido na disputa eleitoral pela prefeitura de Manaus neste ano. O engenheiro, proprietário de uma das maiores construtoras no Amazonas, a RD engenharia, precisou passar por um processo seletivo de três etapas antes de ter seu nome aprovado pela direção nacional.

Essa é a primeira vez que Romero irá enfrentar as urnas e credita a iniciativa ao amadurecimento natural de suas decisões. "Se nós quisermos que as coisas verdadeiramente mudem, não podemos deixar as decisões nas mãos dos mesmos de sempre", conta o empresário, que é pai de cinco filhos e avô de quatro netos, e ocupa o cargo de presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus, o Codese.



Durante a seleção, entre os principais pontos defendidos por Romero estão a criação de uma guarda municipal armada; projetos para planejamento e mobilidade urbana; incentivos para expansão de saneamento básico, saúde e educação, além de modernização da máquina pública.

Romero não foi o único a buscar apoio no partido nascido em 2011, com forte apego ao setor empresarial, mas que só obteve autorização para disputar eleições em 2015 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Metodologia

De acordo com André Teles, presidente do Novo no AM, outros oito nomes entraram no processo de seleção que durou cerca de três meses. Entre outras questões de gestão e educação financeira, o processo mirou na capacidade dos possíveis líderes municipais para resolução de problemas históricos como saneamento básico e acesso à educação em áreas periféricas.

"São três etapas. Na primeira avaliamos o alinhamento ideológico do possível candidato ao que o Novo pensa", explica André que pontua que esta fase é estritamente local, ou seja, a direção estadual é quem define o método de seleção.

"Na segunda etapa os nomes são levados para a direção nacional do partido que os convida para uma série de entrevistas. Nesse momento é avaliado o histórico, a sucessão de feitos que a pessoa realizou na vida, e também o conhecimento dela sobre o estatuto do partido", diz.

André lembra que apenas dois candidatos passaram para a terceira etapa, que aconteceu na última semana. Os selecionados precisaram elaborar um diagnóstico de problemas e soluções para a cidade. O nome de Romero Reis surgiu, então, como o indicado para concorrer ao comando do executivo municipal.

Sem alianças

Apesar da fama de ser um partido de elite, André Teles discorda. Ele acredita que o partido é diverso e por isso é diferente e especial. "Essa visão de que o Novo é de elite não condiz, porque as pessoas que compõe o Novo são de diferentes classes sociais", afirma.

Presidente estadual do partido conclui dizendo que as chances de alianças com outros partidos é 'zero', e que por não contar com o Fundo Eleitoral, dedicado ao financiamento de campanhas políticas, o Novo se distancia das intenções de aliança. "Não queremos tempo de TV, não nos interessa, até por conta do nosso perfil ideológico, a aliança com outros partidos: a chance é zero", termina.

Novo

Em 4 anos de mandato, a bancada do ovo estima economizar cerca de R$ 148 milhões para os cofres públicos com a recusa de receber auxílio-moradia, auxílio mudança, reembolso de gastos com a saúde, aposentadoria especial, automóvel público com motorista pago com o valor dos impostos arrecadados da população brasileira.

O partido defende que o orçamento do governo de todas as esferas do poder (Município, Estado e União) deve ser investido em setores vitais para resguardar o bem-estar do cidadão como segurança, saúde, educação, infraestrutura e geração de empregos a partir do apoio à constituição e consolidação de empresas.

Repórter

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.