Terça-feira, 31 de Março de 2020
PEDIDO A TODOS

‘Salve o Inpa’, pedem pesquisadores e cientistas durante mobilização em Manaus

Ato é um protesto aos recentes cortes do Governo Federal ao sistema de suporte à ciência e tecnologia e às pesquisas e políticas socioambientais



04/09/2019 às 11:23

Dezenas de servidores, pesquisadores, alunos de mestrado e doutorado realizaram nesta quarta-feira (4) uma grande mobilização em prol da manutenção dos recursos e defesa do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), na sede da instituição localizada no bairro Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus. O ato foi marcado por um abraço simbólico dado à instituição.

O ato é um protesto aos recentes cortes do Governo Federal ao sistema de suporte à ciência e tecnologia e às pesquisas e políticas socioambientais. A mobilização foi organizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Amazonas (Sindsep-AM), juntamente com os movimentos Salve o Inpa e Inpa pela Democracia, e alunos que atuam na pesquisa.



“Hoje quem está produzindo ciência, e essa ciência não é para nós e sim para a sociedade brasileira e para o mundo, são os alunos de mestrado e doutorado. A partir do momento que se corta bolsas, afeta totalmente a produção científica pelo Inpa, isso não vai afetar somente nós, pesquisadores, mas irá afetar toda uma cadeia econômica de um país”, ressaltou o aluno de mestrado em Ecologia, Gabriel Salles Masseli, de 28 anos.

Segundo o Jorge Lobato do Sindsep-AM, da coordenação do evento, um dos problemas enfrentados pelo Inpa também é a falta de pessoal. Conforme ele, há 540 pessoas entre pesquisadores e técnicos, porém desse quantitativo, 240 pessoas estão em abono de permanência, ou seja, se aposentarão brevemente.

“O desmanche da ciência e tecnologia no país já está anunciado faz tempo só que agora chegou o colapso geral, e a falta de recomposição dos quadros de pesquisadores na Amazônia precisamente no Inpa é terrível”, destacou ele.

“Mais ainda o ataque do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico aos alunos bolsistas, eles são ferramentas importantíssimas para a produção do conhecimento. Então, por isso, a gente está aqui fazendo esse movimento em prol e defesa da manutenção, valorização e continuidade do Inpa”, disse Jorge, que acrescentou que o grupo tem criado comissão e audiências públicas para discussões do tema, em Brasília.

Os movimentos escolheram o dia 4 de setembro como o Dia Nacional de Luta em Defesa da Amazônia, da Ciência e Tecnologia e do Inpa. O evento também contou com exposições de banners sobre as pesquisas e participaram artistas locais que apresentaram canções levando a Amazônia como temática.

News karol 2d8bdd38 ce99 4bb8 9b75 aaf1a868182f
Repórter de Cidades
Jornalista formada pela Uninorte. Apaixonada pela linguagem radiofônica, na qual teve suas primeiras experiências, foi no impresso que encarou o desafio da prática jornalística e o amor pela escrita.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.