Sexta-feira, 29 de Maio de 2020
AGRICULTURA FAMILIAR

Simpósio reúne famílias que produzem alimentos e órgãos públicos compradores

O objetivo é fortalecer a agricultura familiar promovendo segurança alimentar e nutricional às populações carentes



WhatsApp_Image_2020-03-20_at_13.28.25_1B4CEB42-6390-499D-8A19-6977DA8990E2.jpeg Foto: Divulgação
20/03/2020 às 15:32

Com o objetivo de ampliar a oferta de compras governamentais de alimentos da agricultura familiar, a 12ª Região Militar realizou, em seu Quartel General, o II Simpósio Regional de Inclusão Social e Produtiva Rural da Agricultura Familiar de Manaus em parceria com Ministério da Cidadania e o Sistema OCB do Amazonas. O evento aconteceu na terça-feira (17).

Na oportunidade, foram realizadas palestras, capacitação de cozinheiros através da parceria com o Projeto “Gosto da Amazônia” e exposição de produtos da Agricultura Familiar.



O objetivo do Simpósio foi fortalecer as aquisições de alimentos da agricultura familiar por órgão públicos, bem como orientar as áreas de compras e os Ordenadores de Despesas do Governo Federal, consolidando os procedimentos referentes às aquisições de alimentos da agricultura familiar, por meio da modalidade do PAA Compra Institucional, em atendimento ao decreto nº 8.473, de 2015, que estabelece o percentual mínimo de 30% nas aquisições de órgão da União.

Essa modalidade permite que o gestor fortaleça a agricultura familiar, promova a segurança alimentar e nutricional, a inclusão social e produtiva e o desenvolvimento local por um processo simplificado de aquisição de alimento.

Além disso, favorece, também a aproximação entre os empreendimentos da agricultura familiar que fornecem alimentos e os órgãos públicos compradores, o que possibilita novas oportunidades de mercado, gerando renda para várias famílias e facilitando os circuitos curtos de abastecimento.

Participaram do Simpósio representantes do Ministério da Defesa, Marinha, Exército, Força Aérea, Ministério da Cidadania, Organização Internacional para as Migrações (OIM), Ministério Público Federal, Governo do Estado do Amazonas, Prefeitura Municipal de Manaus, Organização das Cooperativas no Amazonas, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas, ICMBIO, entre outros.

Um dos destaques do evento foi a capacitação dos cozinheiros do Exército e Merendeiras do Estado do Amazonas pelas renomadas Chefs Teresa Corsão e Natacha Fink, do Instituto Maniva.

Essa atividade foi proposta pelo Instituto Florestal Norte Americano e ICMBIO em parceria com o Ministério da Cidadania e visou capacitar os envolvidos para utilizar adequadamente o Pirarucu de manejo e outros produtos da agricultura familiar e da agroecologia.

“Viemos ensinar técnicas e processos que podem motivar os cozinheiros a explorar a versatilidade dos produtos e utiliza-los na alimentação dos quarteis e escolas. Assim todos ganham. Ganha o produtor no interior, ganham os alimentados que podem receber uma dieta nutritiva, de qualidade, variada e de baixo impacto ambiental pois, produzida com matéria prima regional da redondeza”, explicou a Chef Natacha Fink.

De acordo com Fink, cada aluno vai receber um conjunto de receitas, dicas e informações que serão entregues em 10 dias. “Isso vai ajuda-los a lembrar dos conteúdos trabalhados. Nós somos Ecochefs do Instituto Maniva. Além de tocar os nossos restaurantes, atuamos como consultoras em diversos projetos de gastronomia sustentável pelo Brasil e participamos ativamente do projeto Gosto da Amazônia - Sabor que preserva a Floresta, com o Pirarucu de Manejo do Instituto Mamirauá”, pontuou Fink.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.