Sábado, 24 de Julho de 2021
MADRUGADA ADENTRO

'Viradão da vacinação' registra recorde total de vacinados em 24h em Manaus

Manauaras aproveitaram a madrugada de sábado para domingo para se imunizar contra a Covid-19. Somente no sábado, 60 mil aplicações foram realizadas



f8ee01ee-fbeb-4b45-a0af-9fa7c622957c_CCBCBF1A-6EDE-4D4D-90E5-C23635ED4D15.jpg Foto: Divulgação
13/06/2021 às 08:48

Com inicio da imunização contra a Covid-19 para pessoas de 45 a 51 anos de idade na manhã de sábado (12), os postos de vacinação registraram o maior número de doses aplicadas até o momento, Foram 60 mil aplicações em menos de 24h. Na madrugada deste domingo (13), com o início da vacinação dos 40 anos para cima, muitas pessoas aproveitaram as 32 horas de vacinação para garantir a primeira dose do imunizante.

Nas primeiras horas da madrugada, por volta de 00h, os três postos de vacinação da cidade, que funcionarão 32 horas seguidas, o Centro de Convenções de Manaus (Sambódromo), Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques e a Arena Amazônia, registravam alta movimentação e longas filas de automóveis com pessoas dessa faixa etária.




Filas de carros foram formadas ao longo da madrugada. Foto: Junio Matos

Além desses três locais, a imunização de pessoas com 40 anos ou mais acontece em um mutirão de vacinação durante o fim de semana em 56 postos de vacinação pela cidade. Os pontos tradicionais funcionam das 9h até às 17h deste domingo.

No Centro de Convenções de Manaus (Sambódromo), em cada carro presente no local, havia uma história diferente. Três irmãs esperaram o momento ideal e foram se vacinar juntas. Luzineth Correa, 47,  relata que ao total são seis irmãos e todos depois desse momento está imunizados. 

“Estamos há três horas na fila, tem sido uma grande emoção, estamos vivendo esse momento juntas, o que torna tudo mais especial. Marcamos de sair, peguei as duas na casa delas, chegamos às 22h aqui e finalmente conseguimos nos vacinar”, disse Luzineth.


As três irmãs foram juntas se imunizar contra a Covid-19. Foto: Junio Matos

A emoção do momento também é algo presente nos vacinadores, os profissionais da saúde, que estão trabalhando incansavelmente durante todas essas horas, a fim de vacinar o maior número possível.

“Eu entrei às 19h e vou sair as 7h da manhã. Apesar do cansaço, é uma honra participar pela primeira vez na história de um mutirão de vacinação. Eu topei esse desafio e vamos firme vacinar o maior número de pessoas possíveis”, informou a enfermeira, Lucicleide de Silva. 

A pedagoga, Rosiane Barbosa, comunicou que a escolha pela madrugada, aconteceu justamente com intuito de enfrentar um fluxo menor de pessoas, pois havia ido de manhã e não conseguiu se vacinar. “Na verdade, nós fomos pela manhã, estava tudo lotado, aí optamos pela noite, pensando que ia ser mais tranquilo, mas já estamos há duas horas e meia. a nossa vez”, completou. 

Atuação de servidores

De acordo com o secretário de saúde em exercício, Silvio Romano, mais de 3 mil servidores atuam de forma voluntária, tanto na aplicação das vacinas quanto em suporte logístico, organização e atendimento ao público nos pontos de vacinação. Ele afirmou que esta é a maior campanha de vacinação no Amazonas na pandemia, abrindo caminhos para outras ações ao longo do ano.
 
“Durante a pandemia é a maior ação, mas a gente tem a certeza, e já temos o aceno do governador, de que essa é a primeira de várias que ainda vamos ter ao longo deste ano, de forma que a gente possa avançar de maneira bem efetiva para erradicar a Covid-19 do nosso estado”, afirmou o secretário.
 
Durante a noite e início da madrugada, os pontos de vacinação foram ampliados na Arena da Amazônia, para atender a grande demanda de pessoas em busca da imunização.
 
“Devido ao aumento do fluxo noturno, nós ampliamos o que havíamos programado. Estamos agora com 22 postos para drive-thru. E para pedestres nós temos quatro postos exclusivos. E a demanda está vindo de forma acelerada, mas dando vazão a esse número de postos", explicou a chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Adriana Elias.

Documentos necessários

É necessário que o usuário apresente documento de identidade original, com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia).

PONTOS DE VACINAÇÃO
 
Postos em regime 32 horas
Das 9h de sábado às 17h de domingo, sem intervalos
 
>>> Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques
Av. Constantino Nery, 5.001 - Flores
 
>>> Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus
(Drive-thru e ponto fixo)
Av. Pedro Teixeira, 2.565 – Dom Pedro
 
>>> Arena da Amazônia
Av. Constantino Nery, 5.001 - Flores
 
Pontos tradicionais
Das 9h às 17h
 
>>> Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola
Rua Gandu, 119 - Cidade Nova
 
>>> Centro Cultural dos Povos da Amazônia
(Drive-thru e ponto fixo)
Av. Silves, 2.222- Crespo
 
>>> Universidade Paulista - Unip (somente no sábado, 12/06)
(Drive-thru e ponto fixo)
Av. Mário Ypiranga Monteiro, 4.390 - Parque 10 de Novembro
 
>>> Parque Municipal do Idoso (somente no domingo, 13/06)
R. Rio Mar, 1.324 - Nossa Sra. das Graças
 
>>> Clube do Trabalhador do SESI
(Drive-thru e ponto fixo)
Av. Cosme Ferreira, 7.399 - São José I
 
>>> Estacionamento do supermercado Coema
(Drive-thru e ponto fixo)
Av. Torquato Tapajós, 5.890, no Novo Israel, zona Norte
 
Salas de Vacina
Das 8h às 17h

>>> 48 unidades de saúde e escolas
Endereços no link bit.ly/salavacinacovid

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.