Vítima de infarto, Roberto Evangelista morre aos 73 anos em Manaus
Em outubro, Roberto Evangelista esteve no Teatro Amazonas para a primeira exibição do filme 'Arte & Transcendência', que o artista e realizador audiovisual Sergio Cardoso produziu sobre ele

O artista plástico amazonense Roberto Evangelista, aos 73 anos, morreu em decorrência de um infarto, na tarde da última terça-feira (12). Inovador, Roberto conquistou reconhecimento internacional com instalações originais, que refletiam sua visão especial sobre a Amazônia. No mês passado, Roberto Evangelista esteve no Teatro Amazonas para a primeira exibição do filme “Arte & Transcendência”, que o artista e realizador audiovisual Sergio Cardoso produziu sobre ele.
A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa lamentou o falecimento. “Evangelista foi um homem de arte tão forte quanto suas convicções. Suas obras deixam vivas as memórias dele em nós”, destacou o secretário estadual de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.
Inovador, Roberto conquistou reconhecimento internacional com instalações originais, que refletiam sua visão especial sobre a Amazônia. “Evangelista foi um homem de arte tão forte quanto suas convicções. Suas obras deixam vivas as memórias dele em nós”, destacou o secretário estadual de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.
Documentário
Com 41 minutos de duração e produzido entre 2012 e 2013, o documentário "Arte & Transcendência" aborda impressões do artista visual, premiado na Bienal de 1976 e em salões de arte nacionais e internacionais. “Ele fez trabalhos originalíssimos, uma leitura do mundo espiritual amazônico em instalações que percorreram o mundo”, observa Cardoso.
O velório de Roberto Evangelista está acontecendo no Núcleo Caupuri do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, situado na avenida Laguna, 9, Lírio do Vale, onde ele era Mestre. O enterro será às 16h30, no Cemitério Municipal de São João, avenida Boulevard Álvaro Maia, bairro Nossa Senhora das Graças.