Domingo, 21 de Julho de 2019
CRÍTICA

Comissão julgadora enaltece Festival de Parintins, mas condena o 'Black Face'

O presidente da Comissão dos Jurados leu texto criticando a prática da pintura de pessoas brancas para se parecerem com negros. Expediente é adotado para caracterização de Catirina e Pai Francisco



black-face_B61165B6-3931-4517-B493-34F0BA72BCE9.JPG Foto: Reprodução/Instagram
01/07/2019 às 18:27

Durante a apuração do 54ª Festival Folclórico de Parintins, Maurício Tadeu, presidente da Comissão dos Jurados, leu um texto em nome dos avaliadores no qual eles agradecem a acolhida em Parintins. No entanto, a comissão criticou o que atribuiu de black face (pessoas brancas que se pintam para parecer negros), expediente mais uma vez utilizado pelos bumbás na edição que terminou com o 32º título do Boi Garantido.

"Nesse Festival tudo extravasa, sem demagogia. Agradecemos a colaboração de todos. A comissão saúda os bois pela beleza e grandiosidade deste que é um dos mais belos festivais do mundo. O evento dá um passo à frente contra a injustiça e pelos direitos humanos. Somos contra o Black Face de pessoas que se pintam de negros, no caso de Caritina e Pai Francisco. São tratados de forma caricata e limpando lixo", comentou o jurado.

Penalidades

Conforme avaliação da Comissão de Jurados com base no regulamento, ambas as associações perderam 1 décimo de pontuação no primeiro dia de apresentações - o Garantido por permitir a entrada de um músico antes do tempo permitido de apresentação, e o Caprichoso por manter um integrante na Arena depois do permitido. Com uma diferença de oito décimos (0,8), o bumbá da Baixa do São José somou 1.258,4 pontos contra 1.257,6 do Boi Caprichoso.

Troféus feitos por parintinense

O secretário de Estado da Cultura, Marco Apolo, parabenizou ambas as associações folclóricas pela festa. “Parabenizamos os bois pela apresentação de altíssimo nível que dificultou o trabalho dos jurados. Destaco as galeras e a imprensa que leva a cultura para o mundo”, ressaltou.

Apolo destacou que os troféus de campeão e de Melhor Galera foram confeccionados pelo artista parintinense Fran Canto.

Receba Novidades

* campo obrigatório
Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.