Educação

Estudantes da rede pública têm até sexta para confirmar inscrição no Enem

Alunos da 3ª série já estão pré-inscritos, mas precisam validar dados e escolher idioma da prova

acritica.com
03/06/2026 às 16:55.
Atualizado em 03/06/2026 às 16:55

Alunos da rede pública devem acessar a Página do Participante para confirmar inscrição no Enem 2026 (Foto: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar)

Os estudantes da 3ª série do Ensino Médio da rede pública têm até esta sexta-feira (5) para confirmar a participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026. Embora estejam automaticamente pré-inscritos no sistema, os alunos precisam acessar a Página do Participante para validar a inscrição e escolher a língua estrangeira da prova.

A orientação foi reforçada pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, que alerta para a necessidade de concluir o procedimento dentro do prazo estabelecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Principal porta de entrada para o ensino superior no país, o Enem é utilizado em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Em 2025, cerca de 42 mil estudantes concluintes do Ensino Médio no Amazonas participaram do exame.

Neste ano, uma das novidades é a inscrição automática dos alunos da rede pública, medida prevista na Portaria nº 422/2026. O exame também passa a integrar o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com o objetivo de ampliar a participação dos estudantes e fortalecer o acompanhamento da qualidade do ensino.

Segundo o coordenador do Ensino Médio da Secretaria de Educação, Maurício Oliveira, os estudantes precisam acessar o sistema para concluir o processo.

“O MEC tomou como base o Censo e o sistema de gestão presente onde estão a base de todos os estudantes das redes, então todos esses alunos já estão inscritos. Entretanto, faz-se a necessidade deles adentrarem a página para sinalizar qual é a língua estrangeira para realizar a prova e a necessidade de atendimento especializado”, explicou o coordenador.

Como confirmar a inscrição

Para efetivar a participação, escolher a língua estrangeira ou solicitar atendimento especializado, o estudante deve acessar a Página do Participante no endereço enem.inep.gov.br/participante até sexta-feira (5).

Os candidatos que tiveram a isenção da taxa aprovada também precisam concluir a inscrição. Para os demais participantes, a taxa permanece em R$ 85 e pode ser paga por boleto, Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança até o dia 10 de junho.

Outra novidade para esta edição é a ampliação dos locais de aplicação das provas. A previsão do Inep é chegar a cerca de 10 mil escolas em todo o país.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2026Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por