ampliação da leitura

Troca de Livros e Gibis celebra 10 anos e reúne leitores na Biblioteca Pública do Amazonas

Edição especial integrou a Jornada Literária com atividades gratuitas de incentivo à leitura

acritica.com
27/04/2026 às 13:17.
Atualizado em 27/04/2026 às 13:17

(Foto: Gabi Vitim / Secretaria de Cultura e Economia Criativa)

A Biblioteca Pública do Amazonas realizou, neste domingo (26), a edição especial de 10 anos da tradicional Troca de Livros e Gibis. A programação gratuita reuniu leitores de diferentes idades em uma manhã dedicada à circulação de livros e ao fortalecimento do hábito da leitura.

A atividade integrou a Jornada Literária, promovida no mês de abril pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso à leitura e fortalecer as bibliotecas como espaços de convivência e formação cidadã.

Segundo o bibliotecário, Davi Carvalho, a atividade já faz parte do calendário cultural da cidade. “É uma ação que acontece regularmente e já tem o carinho do público. A ideia é aproximar as pessoas desses espaços e incentivar esse contato com o livro, principalmente, entre pais e filhos”, afirmou.

Durante a programação, o público participou da troca de livros e gibis, visitou os espaços da biblioteca por meio do “Bibliotour” e assistiu à contação de histórias do programa Mania de Ler.

(Foto: Gabi Vitim / Secretaria de Cultura e Economia Criativa)

Voltada especialmente ao público infantil, a atividade de contação utilizou elementos lúdicos para estimular o interesse pela leitura e o cuidado com os livros.

“A gente trabalha a leitura de forma leve, mostrando tanto o prazer de ler quanto a importância de preservar os livros”, explicou Oiana Couto, coordenadora do programa Mania de Ler.

A troca de exemplares também reforça práticas sustentáveis, ao incentivar a circulação de livros entre leitores e ampliar o acesso a diferentes obras.

O evento contou ainda com a participação do Clube do Livro “Inquietos Literários”, que realizou um encontro durante a programação. Para a mediadora Paula Froés, a iniciativa contribui para aproximar novos leitores. “Trazer o clube para a biblioteca fortalece esse espaço como lugar de encontro e amplia o contato das pessoas com diferentes leituras”, destacou.

Realizada de forma periódica, a Troca de Livros e Gibis segue como uma das atividades mais aguardadas pelo público, incentivando a leitura e promovendo o acesso democrático à cultura em Manaus.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2026Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por