Mostra gratuita reúne jornais, revistas e materiais históricos do pentacampeonato conquistado em 2002, e convida o público a mergulhar na memória do futebol brasileiro
(Foto: Gabi Vitim/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa)
A Biblioteca Pública do Amazonas segue com a terceira parte da Exposição Memórias da Copa, uma mostra especial sobre as Copas do Mundo, desta vez dedicada ao pentacampeonato conquistado pela Seleção Brasileira em 2002, durante o mundial realizado no Japão e na Coreia do Sul. A exposição está aberta ao público, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, na rua Barroso, 57, Centro de Manaus.
Realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, a mostra reúne jornais, revistas, reportagens históricas e materiais do acervo da biblioteca que ajudam a reviver um dos momentos mais marcantes do futebol brasileiro. A proposta da exposição é despertar memórias afetivas e aproximar diferentes gerações da história das Copas do Mundo.
Além do material referente à conquista de 2002, a exposição faz parte de uma programação iniciada ainda em março, que já relembrou os primeiros títulos mundiais do Brasil, conquistados em 1958, 1962 e 1970, além da campanha do tetracampeonato em 1994.
A ideia é transformar a Biblioteca Pública em um espaço de memória viva do futebol brasileiro, utilizando os materiais históricos para criar conexão com o público.
(Foto: Gabi Vitim/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa)
A programação especial sobre futebol deve continuar nos próximos meses. Segundo a organização, durante o período de junho e julho novos materiais serão disponibilizados, incluindo conteúdos sobre a história das Copas do Mundo de forma mais ampla e registros da realização do mundial no Brasil, além da participação de Manaus como cidade-sede.
Com acesso gratuito, a exposição se torna uma oportunidade para o público revisitar momentos históricos do esporte, conhecer curiosidades das antigas coberturas jornalísticas e mergulhar na atmosfera das Copas através de documentos originais preservados pela Biblioteca Pública do Amazonas.