Em "O golpe tenentista de Ribeiro Júnior", de 1924, Silvino registrou uma das páginas da história amazonense
(Cenas das tropas em Manaus podem ser vistas no curta-metragem (Reprodução))
Num curta-metragem de dez minutos de duração, vê-se as tropas federais do general Menna Barreto desembarcando em Manaus para conter a rebelião tenentista liderada por Ribeiro Júnior. O ano era 1924, e por trás dessas imagens raras e poucas vezes vistas estava o cineasta Silvino Santos, hoje considerado um dos pioneiros dessa arte na Amazônia. Descoberto e recém-restaurado pelo também cineasta Roberto Kahane, o filme será exibido neste sábado (8), em duas sessões comentadas no Casarão de Ideias (Rua Monsenhor Coutinho, 275, Centro).
O trabalho de resgate dessa obra, até agora dada como desaparecida pela Cinemateca Brasileira, começou em 2016, quando Kahane foi contemplado no edital de Conexões Culturais da Manauscult. Mas a relação dele com o acervo de Silvino Santos remonta ao final dos anos 60, no momento em que um jovem aspirante a cineasta teve a chance de conhecer o pioneiro, um desconhecido para aquela geração.
“Em 1969, aconteceu em Manaus um festival de cinema brasileiro em que eu fui premiado com a produção de um filme. Naquela oportunidade, também fizemos uma homenagem ao Silvino Santos, que eu acabei conhecendo”, lembra Kahane, responsável pelas imagens dos últimos dias de Silvino, que viria a falecer pouco tempo depois.
“Eu passei a ter contato com o filho dele, o Guilherme, que após a morte do pai me chamou para ver o acervo que ele guardava em casa, ao lado do Cine Éden. Lá tinha muitos equipamentos, fotografias, e o quintal estava abarrotado de latas de fitas enferrujadas, ao relento. O Guilherme ofereceu algumas coisas para eu levar, então botei numa caminhonete e levei”.
Nessa época, Kahane estava morando no Rio de Janeiro e resolveu converter as antigas fitas de nitrato de Silvino para um suporte mais moderno. Décadas depois, já nos anos 90, veio a surpresa: “Fui mexer no meu arquivo e encontrei uma lata não identificada que eu ainda não tinha visto. Dentro, num cantinho, tinha escrito ‘O golpe tenentista de Ribeiro Júnior’”, relembra o cineasta, que pertenceu a um grupo de escoteiros batizado com o nome do tenente rebelde.
“Peguei esse material e levei para assistir num cinema. Eu via as tropas de Menna Barreto subindo a Eduardo Ribeiro, as festas em homenagem a ele no Ideal Clube... Aquele registro me emocionou demais”, diz.
Com a abertura do edital da Manauscult, Kahane viu a possibilidade de restaurar e digitalizar o curta-metragem, que ele ainda espera lançar em DVD junto com um livreto produzido durante o projeto livreto produzido durante o projeto . Além do orgulho pessoal de ter conduzido esse resgate, o cineasta espera dar sua contribuição para o conhecimento dessa página da História amazonense.
“A ideia é disseminar para essa nova geração que acha que o mundo começou com a Internet. Não sou historiador, sou cineasta, o que não deixa de exigir pesquisa, lealdade à História e olhar crítico. Nesse filme do Silvino, por exemplo, vemos que o povo que ovacionou a figura do Ribeiro Júnior como redentor do Amazonas, 40 dias depois estava na rua batendo palmas para a chegada do algoz do antigo herói”.
Serviço
o quê: Sessão comentada do filme “O Golpe Tenentista de Ribeiro Junior”, de Silvino Santos, com Roberto Kahane
quando: Sábado (8), às 17h e 19h
onde: Casarão das Ideias (Rua Monsenhor Coutinho, 275, Centro)
infos.: (92) 3633-4008