Competição

Concurso 'Rainha do Peladão' volta às origens; inscrições estão abertas até o dia 17 de setembro

Nesta edição, o concurso de beleza se desvincula do 'A Bordo - O Reality' e busca aliar a tradição junto à modernidade

Gabrielly Gentil
09/09/2023 às 12:55.
Atualizado em 09/09/2023 às 14:55

Candidatas de uma edição antiga do concurso recebendo os títulos de Rainha, 1ª e 2ª princesa (Reprodução)

O maior campeonato de Peladas do Mundo completa 50 anos e o concurso de beleza Rainha do Peladão – que está aliado ao regulamento do torneio esportivo – está de volta às suas origens. Nos últimos anos, o concurso de beleza esteve incorporado ao ‘A Bordo – O Reality’, mas, a partir desta edição, eles se desvinculam. 

O "Rainha do Peladão" e o "A Bordo" se tornam dois produtos distintos. Tanto a organização quanto o processo de seleção do reality e do concurso passam a ser independentes. Porém, as candidatas que se inscreverem para participar do concurso de beleza já estão automaticamente inscritas para concorrer a uma vaga no reality. 

É possível se inscrever no "A Bordo" sem querer se inscrever no concurso de beleza? Sim! Basta aguardar as inscrições do "A Bordo" serem oficialmente abertas. As informações sobre a abertura das inscrições do reality serão divulgadas em breve no Instagram da @tvacriticaoficial.

A novidade surge em meio à celebração das cinco décadas de existência do torneio esportivo e do concurso de beleza. De acordo com a diretora de conteúdo do Jornal A CRÍTICA, Aruana Brianezi, a ideia é reinventar o concurso unindo tradição e modernidade.

“Será um resgate da tradição do concurso Rainha do Peladão, por isso que vamos voltar às origens esse ano. Mas, ao mesmo tempo, tivemos essa preocupação de fazer um concurso de beleza moderno, hoje em dia a beleza não é o que era há 50 anos, né? Então, vamos unir a tradição de um concurso, que já está chegando na sua quinquagésima edição, com o jeito moderno de fazer os concursos. Hoje, todos os grandes concursos de miss estão de volta em voga, eles ganharam fôlego e se reinventaram, então a nossa ideia é fazer isso também”.

Etapas

A coordenadora-geral do concurso, Laynna Feitoza, revela que a 50ª edição do certame contará com quatro etapas avaliativas e cada uma delas terá cinco diferentes jurados. Na grande final, a Rainha do Peladão será escolhida por meio do júri especializado. Os nomes dos jurados e o valor da premiação serão revelados em breve. “Temos pessoas da área da beleza, da estética, da área da cultura, da área da comunicação e da área da expressão”, adianta.

As cinco categorias avaliadas durante as etapas serão: beleza plástica, simpatia, passarela, postura e oratória. “Nesta nova fase, é importante que as candidatas tenham uma consciência e um discurso estruturado acerca da importância do esporte, da importância do futebol na vida das pessoas e da importância de um campeonato como esse, que é o maior campeonato de peladas do mundo. O futebol transforma a vida de homens e mulheres e cumpre um papel social, e durante as avaliações, onde a oratória também passa a ganhar um peso significativo em paralelo à beleza, isso também vai ser avaliado”, destaca.

Laynna explica também que, devido ao fato de o ‘Rainha do Peladão’ voltar aos moldes de um concurso de beleza tradicional, as adaptações nos quesitos de avaliação se dão devido às mudanças que enfrentaram os concursos de beleza até os dias de hoje. “Atualmente não se avalia apenas a parte plástica, a beleza física - embora este continue sendo o quesito principal. Os concursos da atualidade estão prezando pela ‘beleza com propósito’, onde as candidatas, além de belas, sabem refletir e se expressar sobre as questões sociais do Brasil e do Mundo e, no nosso caso, sobre a importância social do esporte, até porque a candidata à rainha passa a ser, de modo indireto, parte daquele time”, diz a coordenadora.

Memórias 

Messias Sampaio

O ex-deputado e um dos fundadores do Peladão, Messias Sampaio, recorda inclusive como as candidatas à rainha passaram a ter esse importante papel para os clubes. 

“Eu tive a honra, com o meu amigo Calderaro, de criar o Peladão – a maior festa esportiva que essa cidade de Manaus já viveu. E para além de promover a beleza, a raça da mulher amazonense, foi um recurso encontrado para resolver algumas questões do futebol. Para compensar o esforço que os clubes tinham na manutenção de uma rainha, nós criamos um capítulo no regulamento dando a oportunidade para que o clube desclassificado na disputa de futebol pudesse retornar ao Peladão se sua rainha fosse classificada entre as semifinalistas”, disse.

A ex-coordenadora do concurso e esposa de Messias, Lica Sampaio, relembra com carinho o grande sucesso que foi a primeira edição do concurso. “Nesse desfile de abertura do Peladão acontecia a primeira classificatória, onde 1500 meninas [participavam] e, dentre essas 1500, nós classificávamos cerca de 700. Era um desfile de rua onde cada time passava com o seu carro alegórico e vinha trazido pela comunidade. As comunidades dos bairros traziam orgulhosamente a sua rainha”. 

E entre tantas boas memórias vividas e contadas por aqueles que estavam desde o início do projeto que, diga-se de passagem, deu muito certo e que hoje celebra os seus 50 anos de história e tradição, há também uma nova geração ansiosa por esse novo momento. 

“Acredito que venha ser um retorno esperando por muitos. É como se uma fênix estivesse ressurgindo. Muitas meninas sonham em ser a Rainha do Peladão. E agora com esse retorno do concurso acredito que muitas estejam preparando o seu perfil estético para receber a tão sonhada coroa”, conclui Rodrigo Franco, o atual responsável pelas candidatas a Rainha do Peladão pela Coordenação. 

Lica Sampaio

Preparativos

As inscrições para o 'Rainha do Peladão' podem ser feitas pelo link peladao.acritica.com até o dia 17 de setembro. A abertura do concurso será no dia 1 de outubro, no SESI Clube do Trabalhador. Todas as candidatas estarão presentes e essa será considerada a primeira etapa do certame. As dúvidas podem ser tiradas pela Central de Atendimento ao Peladeiro 3643-1202 ou 99318-3889.

O público vai poder acompanhar o concurso por meio do Jornal A CRÍTICA e em todos os canais de distribuição de conteúdo do acritica.com via site, redes sociais e Youtube. “Vamos fazer a cobertura em vídeo, texto e foto de todas as etapas”, revela Brianezi.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2026Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por