DANÇA AMAZONENSE

MODAMA celebra 30 anos com apresentações gratuitas no Teatro ICBEU nesta sexta-feira

Mostra de Dança de Manaus reúne cinco grupos em noite especial de celebração à arte, à cultura e ao movimento

acritica.com
04/06/2026 às 11:10.
Atualizado em 04/06/2026 às 11:10

A dança amazonense estará em destaque nesta sexta-feira, 5, quando o MODAMA - Mostra de Dança de Manaus celebra 30 anos de história com uma programação especial no Teatro ICBEU, localizado na Avenida Joaquim Nabuco, Centro. O espetáculo inicia às 19h e contará com entrada gratuita. Os ingressos podem ser retirados antecipadamente pela plataforma Sympla.

Criado em 1996 pela bailarina Ana Mendes e pelo jornalista Eduardo Monteiro de Paula, o MODAMA consolidou-se como um dos mais importantes eventos de dança do Amazonas. Ao longo de três décadas, a mostra tem promovido o intercâmbio entre artistas, companhias e escolas de dança, se tornando um espaço de valorização da produção artística local e de formação de público.

Nesta edição comemorativa, o público poderá prestigiar os espetáculos “Filhos do Tempo”, do Ballet da Barra; “Legião”, da Pajé Cia de Dança; “Carbono” e “Primavera”, da EntreCorpus Cia de Dança; “O Velho e o Mar”, do Levé Studio de Dança; e “Transfiguração”, do Fragmento de Rua.

A programação reúne diferentes estilos e linguagens, refletindo a diversidade e a riqueza da dança produzida na capital amazonense.

Para o diretor do Teatro ICBEU, Baldoino Leite, sediar uma edição tão emblemática reforça o compromisso do espaço com a cultura local. “Receber os 30 anos do MODAMA é uma honra para o Teatro ICBEU. Trata-se de um evento que ajudou a construir a história da dança no Amazonas e que segue inspirando novas gerações de artistas. Ficamos felizes em proporcionar ao público uma programação de alta qualidade artística”, afirmou. 

Uma das idealizadoras do MODAMA, a bailarina Ana Mendes, destaca a importância da trajetória construída ao longo dessas três décadas. “A MODAMA é mais do que um evento, é um espaço de encontro, de troca, de formação e, principalmente, de resistência da dança no Amazonas. E chegar aos 30 anos é, sem dúvida, uma conquista coletiva. A Mostra de Dança de Manaus segue viva porque existe uma rede de artistas que acredita na dança como força cultural, educativa e transformadora”, ressaltou.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2026Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por