Amazonas ocupa a 20ª posição no quadro de medalhas, com cinco de prata e três de bronze
Mesmo não conseguindo ter um desempenho como de outros anos, a equipe de wrestling ainda voltou com três medalhas na bagagem e foi a modalidade com mais conquistas para o Time Amazonas neste bloco de competições dos Jogos (Foto: Hitalo Kleto)
BRASÍLIA - Com histórias e a responsabilidade de representar o Amazonas em suas respectivas modalidades, o 2º bloco de atletas do Time Amazonas levou 53 competidores – sendo 27 meninos e 26 meninas – rumo aos Jogos da Juventude Caixa 2025. Após cinco dias de competição, a Seleção Amazonense conquistou quatro medalhas de prata e duas medalhas de bronze, sendo três do wrestling, uma no vôlei de praia, uma no basquetebol e a outra no futsal.
Mesmo com o esforço e a chegada em decisões, a Seleção Amazonense não conseguiu o tão aguardado ouro – assim como aconteceu no 1º bloco de atletas. Com 11 medalhas - três em divisões de acesso, que não são levadas em consideração no quadro de medalhas -, o Amazonas ocupa a 20ª posição, com cinco de prata e três de bronze. Contando todas, até as de divisões de acesso, sete foram conquistados neste 2º bloco de atletas. Das sete modalidades presentes nesta semana, o Amazonas só não teve atletas no remo virtual e no triathlon, competindo assim, nas seguintes modalidades: wrestling, vôlei de praia, basquetebol, futsal e nas águas abertas.
O chefe da delegação amazonense, Keegan Ponce, falou sobre o desempenho do Time Amazonas nesses cinco dias de competição e também a expectativa para o 3º bloco de atletas, na última semana de Jogos da Juventude Caixa 2025.
“É com muita alegria e satisfação que o Amazonas encerra sua participação no 2º bloco dos Jogos da Juventude. Com destaque para as nossas Amazonas, nossas mulheres guerreiras. E claro, que no 3º bloco também temos uma expectativa muito grande. O Amazonas vem forte em várias modalidades e estamos nos preparando para receber nossos atletas e cumprir nossa campanha”, destacou Keegan.
Com 11 atletas, sendo seis meninos e cinco meninas, a equipe de Wrestling, treinada por Wendel Barbosa e Viviane Bentes, voltou na bagagem com três medalhas. A primeira veio ainda na segunda-feira com Jennifer Queiroz, na categoria até 43kg. No mesmo dia, passando pela repescagem e chegando na disputa do terceiro lugar, Ester Oliveira conquistou o bronze nos 57kg. Na terça-feira, Analice Mora foi medalha de prata nos 73kg. Sobre o desempenho da equipe, Viviane destacou que o momento é voltar a fazer o ‘dever de casa’ e corrigir os erros para as próximas competições.
Mesmo sem nunca ter treinado juntas, a Seleção Amazonense de futsal feminino fez história nos Jogos da Juventude Caixa 2025. Com a conquista da medalha de bronze, o time treinado por Silmaria Maia aplicou uma sonora goleada por 13 a 1, na disputa do terceiro lugar e terminou a campanha no pódio do certame. Em entrevista ao CRAQUE, a treinadora exaltou o empenho de suas jogadoras e projetou melhores campanhas nos próximos anos.
Mesmo não conseguindo a medalha de ouro na decisão, a conquista da prata e o acesso à segunda divisão do basquetebol feminino dos Jogos da Juventude tornaram cumprida a missão do técnico Renato Almeida. Fundador do Instituto Tefé Basquete, antigo Super Basquetebol Social, que atualmente recebe entre 70 e 80 crianças e jovens, com idade entre 6 e 20 anos e funciona no município distante há 523 km da capital amazonense, Renato fala da satisfação de ter chegado tão longe nos Jogos da Juventude Caixa.
Com uma campanha impecável até a chegada na decisão, quando ainda não haviam perdido nenhum set, a dupla Samara Tenório e Sophia de Lima ficaram com a medalha de prata ao perderem para a dupla da Paraíba na decisão da segunda divisão do vôlei de praia nos Jogos da Juventude Caixa 2025. Satisfeito com o desempenho de suas meninas, o técnico Ângelo Nascimento analisou toda a campanha nos Jogos.