corrida

Amazonenses se preparam para a 99ª Edição da Corrida Internacional de São Silvestre 2024

Amazonas terá representantes de várias equipes na São Silvestre, incluindo Franciane Santos, no pelotão de elite da competição

Jéssica Santos
30/12/2024 às 20:57.
Atualizado em 30/12/2024 às 20:57

Franciane Santos estará no pelotão de elite da São Silvestre (Foto: Divulgação)

Final de ano combina com a tradicional Corrida Internacional de São Silvestre, que, em 2024, vai para a sua 99ª edição. A prova deve reunir 37 mil corredores no dia 31 de dezembro, como todo ano, que correrão 15km pelas ruas e avenidas de São Paulo. E neste fim de ano, tem muitos corredores amazonenses embarcando para São Paulo para encarar este desafio. 

Entre as várias equipes com representantes do Amazonas na São Silvestre, a Kohe assessoria esportiva terá sete atletas na prova, sendo que alguns já estão em São Paulo, fazendo a ambientação e últimos treinos antes da competição.

Antônio Marcos é um dos atletas da Kohe e vai participar da São Silvestre pela 4ª vez, junto com sua esposa, Tatiana. A família deles é de São Paulo, o que facilita a participação dos dois, já que eles viajam todo ano para a cidade para as festas de fim de ano. Para os dois, o que vale é aproveitar o percurso: “aprendemos a amar essa prova, que fazemos de 2021, e neste ano foi o que fizemos a melhor preparação, inclusive cinco meia-maratonas para nos preparar, mas, pela quantidade de atletas, nosso foco não é performance e sim curtir o percurso e refletir sobre todas as conquistas do ano e prospectar o próximo, em que a meta principal é continuar focando na nossa saúde”, destaca.

Antônio Marcos vai competir junto com sua esposa, Tatiana

Representante do AM na elite

O grande destaque do Amazonas nas corridas de rua em nível nacional é a atleta Franciane Moura, que é a única presença confirmada do Amazonas na categoria elite da São Silvestre deste ano. Ela chegará à capital paulista no sábado (28) e seu maior objetivo é melhorar sua melhor marca na competição, que foi o tempo de 54 minutos, em 2021, quando conquistou o pódio, ficando o 5° lugar. A atleta vai participar este ano com o apoio da equipe Coyote Run, de São Paulo, que pagou passagem e hospedagem para ela.

Franciane disse que sua preparação para este ano não foi focada na São Silvestre; que ela manteve os seus treinos normalmente, mas que usou as competições que participou em Manaus para simular a tradicional corrida do fim do ano: “treinei normal e ia para as provas de Manaus com foco na São Silvestre. Agora estou indo para tentar fazer um tempo bom, abaixo do que eu tenho, porque eu participei de três edições e na última, fiz o tempo de 54’, então pretendo correr ali para uns 53’”, destaca.

Mas, apesar de estar confiante, Franciane afirma que seu desempenho na prova depende de vários fatores. “Vai depender do dia, de como vou me sentir. Sabemos que é uma prova muito dura, né? E vem muita gente forte, as brasileiras também estão muito fortes e eu vou tentar dar o meu melhor para fazer um bom resultado”, finaliza.

Programação

A São Silvestre 2024 terá três horários de largada, o primeiro às 6h25 (de Manaus), com a categoria cadeirantes; depois, às 6h40, será a largada da elite feminina, e às 7h05, a largada da elite masculina, Pelotão Premium, Pelotão PCDs e Pelotão Geral. Pela primeira vez, a largada do Pelotão Geral será dividida em ondas de acordo com o pace escolhido na hora da inscrição.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2026Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por