Luana Santos e Alexa Gabriela receberam suspensão, enquanto o clube foi multado em R$ 15 mil; partida será remarcada pela FAF
(Foto: Mateus Moreira / FAF)
A Segunda Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Amazonas (TJD-AM) condenou, por unanimidade, duas atletas do Itacoatiara Futebol Clube por manipulação de resultados no Campeonato Amazonense Feminino. O julgamento ocorreu nesta segunda-feira (1º).
De acordo com o relator Geraldo Afonso Vieira da Rocha Filho, a atleta Luana Santos Gonçalves foi enquadrada no artigo 243-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata da manipulação de resultados desportivos, impondo multas, suspensões e até eliminação para os envolvidos se o ato atingir o resultado pretendido. Este dispositivo penaliza quem, agindo contra a ética desportiva, tenta influenciar o desfecho de uma partida, prova ou evento.
Com isso, a jogadora recebeu punição de 24 partidas de suspensão, reduzida para 12 jogos em razão da primariedade e por se tratar de competição não profissional.
Já Alexa Gabriela Santana Glória foi suspensa por oito partidas, após ter sua pena inicial de 16 jogos igualmente reduzida.
O relator destacou que não aplicou multa às atletas por elas não serem profissionais, conforme prevê o artigo 170, §3º, do CBJD, que estabelece que a instigação, o auxílio e a tentativa de uma infração disciplinar não são puníveis se a infração não for, ao menos, tentada.
Além das punições individuais, o Itacoatiara Futebol Clube foi multado em R$15 mil, com prazo de cinco dias úteis para pagamento. A decisão foi baseada no artigo 191, II, do CBJD, por omissão do clube diante do episódio.
A partida em que houve a manipulação também foi anulada. A Federação Amazonense de Futebol (FAF) deverá remarcar o jogo em Manaus, sob fiscalização direta da entidade.
Na leitura do voto, o relator enfatizou que a manipulação de resultados fere os princípios do fair play, da ética e da moralidade esportiva.
“O futebol feminino vem conquistando cada vez mais espaço e reconhecimento em nosso Estado. Atitudes como esta não apenas maculam a credibilidade do campeonato, mas também desrespeitam todas as atletas que competem de forma honesta, além de torcedores e organizadores”, afirmou Geraldo Afonso Vieira da Rocha Filho.
Nova data
A Federação Amazonense de Futebol (FAF) confirmou a nova data do confronto entre Itacoatiara e Manaus, válido pela quinta rodada do Campeonato Amazonense Feminino. As equipes se enfrentam na quinta-feira (4), às 15h30, no estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus.
A remarcação ocorre após a anulação da partida realizada no sábado, 23 de agosto, realizada no estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara, entre Itacoatiara x Manaus, válida pela quinta rodada do Campeonato Amazonense de Futebol Feminino 2025. A ação foi decidida pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-AM), em decisão que também puniu atletas do Itacoatiara e aplicou multa ao clube.
Na tabela, Tigresas e Esmeraldinas seguem no G4, com apenas um ponto de diferença. O Manaus ocupa a terceira colocação, com sete pontos, enquanto o Itacoatiara aparece logo atrás, em quarto lugar, com seis pontos.