Medalhista paralímpica amazonense integra delegação brasileira em etapa decisiva na busca por vaga nos Jogos de LA 2028 e Lima 2027
(Foto: Divulgação)
A paratleta amazonense Maria de Fátima Castro já está na Cidade do México para a disputa do Campeonato Parapan-Americano Aberto de Halterofilismo de 2026, que ocorre entre os dias 4 e 8 de outubro. Organizada sob a chancela da World Para Powerlifting (WPPO), a competição reúne cerca de 200 atletas de 20 países do continente.
O evento é uma das etapas obrigatórias e fundamentais do ciclo paralímpico, somando pontos valiosos na corrida por vagas nos Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028, além de servir como preparação rumo aos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2027.
Maria de Fátima integra a seleção brasileira ao lado de outros 24 halterofilistas, compondo um time forte que traz, além da brasileira, outros destaques de nível mundial, como Mariana D'Andrea, Lara Lima, Tayana Medeiros e Caroline Alves. Todos tiveram fase de treinamento especial entre 6 e 11 de setembro, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo.
Em grande fase na carreira, a amazonense carrega um currículo de peso. Nos Jogos Paralímpicos de Paris, conquistou a medalha de bronze na categoria até 67 kg ao erguer 133 kg. Além do 5º lugar no Mundial de halterofilismo do ano passado, Maria vem embalada pelo ouro obtido em julho deste ano no Campeonato Internacional Sul-Americano, ocasião em que registrou o novo recorde das Américas em sua categoria, com os mesmos 133kg das Olimpíadas, em menos tentativas.