DICAS

7 passos para criar um site profissional

É muito importante ter um site profissional para chamar de seu e consolidar a presença digital. Isso na verdade é apenas uma das etapas básicas nesse universo hiperconectado

acritica.com
online@acritica.com
08/07/2022 às 13:43.
Atualizado em 08/07/2022 às 13:46

(Foto: Pexels)

Estamos vivendo o auge da era digital onde tudo (ou quase tudo) é feito pela internet. Compras, estudos, alimentação, finanças e até relacionamentos se baseiam por meio da web.

Por outro lado, tudo isso é possível graças aos sites e as ferramentas que possibilitam a criação desses canais. Por isso, hoje em dia quem não tem presença web, praticamente está fora do mercado.

Por conta disso, é muito importante ter um site profissional para chamar de seu e consolidar a presença digital. Isso na verdade é apenas uma das etapas básicas nesse universo hiperconectado.

No entanto, ainda há a pergunta que muitos fazem: “tem como criar um site do zero sem precisar ser um expert em desenvolvimento web?” 

A resposta é sim! Isso porque as tecnologias se desenvolveram muito nos últimos tempos e tornou essa tarefa muito mais fácil e mais democrática. É isso que iremos mostrar nos tópicos a seguir.

Tenha um planejamento mínimo do seu projeto

O primeiro passo é ter clareza sobre o que esperar de um site. Quantas páginas o projeto terá? O que eu pretendo com o site? O que o meu potencial cliente deve fazer no meu site?

Defina também se o seu site profissional será um blog, portfólio ou até mesmo um ecommerce.

Todas essas perguntas são essenciais para definir de fato os rumos do projeto e, assim, ter um direcionamento mais certo sobre a utilidade desse canal.

Por isso, é importante elaborar um briefing com os próximos pontos a serem abordados antes de iniciar de fato a construção de um site corporativo.

Neste ponto, é indicado até mesmo contar com a ajuda de um profissional da área de webdesign para auxiliar na melhor escolha e ter um site realmente profissional.

Tenha um domínio personalizado

O próximo passo é definir o domínio que o seu site terá. O domínio nada mais é do que o nome do seu site na internet, ou de forma mais simples, é tudo aquilo que vem depois do “www”.

Embora seja uma questão simples, é preciso ficar atento a alguns pontos importantes sobre a melhor escolha como:

  • Escolher um domínio de fácil memorização.
  • Evitar nomes extensos
  • Evitar números e qualquer sinalização gráfica
  • Optar por nomes curtos
  • Criar conexão clara com o negócio

A dica sobre esse tópico é bem clara. Quanto mais simples e objetivo for o seu domínio, melhor será a sua escolha.

Busque bons serviços de hospedagem de site

Este é um dos pontos mais importantes de qualquer projeto na internet. Na realidade, talvez o mais importante, pois o serviço de hospedagem de sites é fundamental para quem deseja criar um site sem saber nada. 

Isso porque sem uma hospedagem de sites, simplesmente não há sites. E não se engane! Mesmo os serviços gratuitos de criação de sites precisam de um bom serviço de web hosting. 

Sobretudo, antes de saber como criar um site do zero, saiba que sem uma hospedagem de qualidade você terá muitos problemas com o desempenho do seu site. 

Portanto, tenha em mente os seguintes critérios a serem analisados pelo provedor de web hosting:

  • Uptime
  • Tempo de retorno de chamados
  • Recursos de background 
  • Qualidade no suporte

Não se esqueça também das próprias ferramentas do Google, que podem te ajudar a impulsionar o tráfego do site.

(Foto: Pexels)

Pense no template ideal

Quando falamos em template, nos referimos ao tema de um site, o que inclui todo o aspecto visual e funcional do mesmo, como cores, menus, botões, etc. 

O template ideal é aquele que corresponde aos critérios do projeto da empresa com todas as funcionalidades básicas já incluídas. 

Muitas plataformas de criação de sites já oferecem templates pré-definidos por cada tipo de área ou de negócio como:

  • área médica
  • tecnologia
  • esportes
  • educação
  • corporativo

Estes são alguns dos vários exemplos de templates grátis disponíveis em plataformas como o WordPress, por exemplo. Sendo assim, pesquise com calma aquele tema que será condizente com o seu negócio e aproveite todas as funcionalidades que oferecem.

Estruture o seu conteúdo 

Outro ponto de extrema importância é a criação de conteúdo para o site, pois este é o primeiro contato que um potencial cliente terá com a sua empresa.

O conteúdo é o primeiro parâmetro que o consumidor terá para tomar a decisão de fazer negócios com a sua empresa. Portanto, não negligencie essa tarefa.

A escrita para web segue alguns padrões básicos e por conta disso deve ser bem planejada. Uma dessas regras é ter as informações mais importantes sempre no topo do site. 

Outro ponto importante é criar parágrafos curtos nos conteúdos escritos para não cansar o usuário e ter imagens ilustrativas para contextualizar o assunto.

Lembre-se que o cliente não está no seu site para ficar lendo ou como passatempo. Ele quer respostas às suas perguntas e dúvidas sobre os serviços e produtos da empresa. Portanto, seja objetivo e “venda seu peixe” da melhor forma possível.

(Foto: Pexels)

Não se esqueça da segurança digital

A cada dia vemos e lemos notícias sobre novos golpes e crimes que ocorrem por meio da internet. Isso porque com a popularização também surgiram mais vulnerabilidades na web.

Com isso, hoje em dia não tem como falar em sites, blogs e aplicativos sem citar a importância da segurança digital. Isso quer dizer que qualquer projeto está suscetível a ataques de cibercriminosos. 

No caso de sites institucionais, o que mais ocorre é a invasão do mesmo por meio de scripts maliciosos ou outras formas de ataques com o roubo de senhas e acesso ao background. 

Isso pode causar desde lentidão, quebra de páginas e até a inutilização completa do site. Vírus e malwares são os principais causadores desses estragos, por isso, todo cuidado é pouco.

Veja algumas dicas para se proteger na internet:

  • criar senhas fortes de acesso ao site
  • estabelecer rotinas de backups
  • ter autenticação de 2 fatores
  • instalar programas de antivírus e monitoramento 
  • sempre manter plugins e outras ferramentas atualizados

Estas são as rotinas básicas para manter a segurança do seu site e evitar maiores problemas. Se achar necessário, peça ajuda ao seu provedor de hospedagem e analise as opções no que diz respeito ao fortalecimento da segurança digital.

Continue sempre a aprimorar o site profissional

O projeto de um site profissional nunca se encerra, pois é preciso sempre fazer a sua manutenção periodicamente, seja com atualizações da sua tecnologia, seja com o conteúdo e outras ferramentas de segurança digital como mencionamos.

Tenha em mente que o site é como uma loja ou estabelecimento comercial, só que na internet. Sendo assim, também precisa de “reparos” e alguns ajustes com o decorrer do tempo.

Por isso, na medida que a organização muda, um site também precisa acompanhar essas mudanças. Isso pode incluir um novo template, nova identidade visual e novo conteúdo.

Conclusão

Saber como criar um site do zero é fundamental na era da digital, pois tudo está voltado para a conectividade e para o universo virtual. 

Ter um site nos dias de hoje é uma tarefa mais simples e rápida, pois graças ao avanço da tecnologia, existem inúmeras possibilidades e ferramentas acessíveis para essa empreitada. 

No entanto, é preciso conhecer os passos básicos para ter um projeto minimamente profissional, seguro e que traga retorno real para uma organização. 

Por fim, esperamos que você tenha aproveitado esse conteúdo e as dicas sobre como começar no mundo digital. Continue acompanhando nosso portal e fique por dentro dos assuntos sobre negócios e tecnologia.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por