Cheia 2026

Boletim aponta mais de 100 mil afetados pela cheia e 12 municípios em emergência no Amazonas

A lista possui ainda outras 24 cidades em estado de atenção e apenas 19 municípios que permanecem em condição de normalidade, conforme dados dos painéis de monitoramento.

Lucas Motta
09/04/2026 às 08:41.
Atualizado em 09/04/2026 às 08:41

(Foto: Agência Brasil)

O Governo do Amazonas atualizou o boletim sobre a cheia no estado, nesta quarta-feira (8). 12 municípios estão em situação de emergência, 7 em alerta; a estimativa é de que mais de 100 mil pessoas sejam afetadas pelas inundações. 

Os dados, atualizados semanalmente pelo Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais, mostram que Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Canutama, Carauari, Eirunepé, Itamarati, Juruá, Lábrea, Santo Antônio do Içá, Tabatinga e Tapauá são as cidades com o nível mais crítico e as que mais demandam ajuda por parte da Defesa Civil. 

(Foto: Divulgação)

 Além destes, há outros sete municípios em um nível abaixo de risco, mas que já ligam o alerta das autoridades: Amaturá, Envira, Guajará, Ipixuna, Pauini, São Paulo de Olivença e Tonantins. A lista possui ainda outras 24 cidades em estado de atenção e apenas 19 municípios que permanecem em condição de normalidade, conforme dados dos painéis de monitoramento. 

Segundo o Governo do Amazonas, 100.935 pessoas são afetadas afetadas pelas inundações no estado. Diante deste cenário, a Defesa Civil do Amazonas já contabiliza as ações de assistência. Alguns municípios recebem auxílio com kits de purificadores de água enquanto o Estado usa outras pastas, a exemplo da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), para medidas emergenciais. 

Entre as ações, estão a ampliação do acesso ao crédito com aumento do limite de dispensa de garantia, facilitando financiamentos mais ágeis, além de medidas de renegociação como alongamento de prazos e concessão de carência para início dos pagamentos.

 Monitoramento

 A Defesa Civil do Estado informa que o monitoramento da cheia é contínuo e realizado pelo Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil, responsável por acompanhar os níveis dos rios ao longo de todo o ano. O Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais também segue trabalhando nas ações para minimizar os impactos da cheia aos afetados.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2026Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por