alarmante

Incêndios aumentam 153% em Manaus entre janeiro e agosto de 2026

Capital registrou 1.230 ocorrências de incêndios urbanos e florestais até 9 de agosto; queimadas em áreas de vegetação cresceram 324% em relação ao mesmo período de 2025

Samara Maciel
11/08/2026 às 19:23.
Atualizado em 11/08/2026 às 19:23

Manaus registrou 1.230 incêndios nos primeiros oito meses de 2026 (Foto: Junio Matos)

O número de incêndios registrados em Manaus aumentou 153% entre janeiro e 9 de agosto de 2026, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados mostram crescimento tanto nas ocorrências em áreas urbanas quanto nos incêndios em áreas florestais, em meio ao período de altas temperaturas no Amazonas.

De acordo com o levantamento, Manaus registrou 486 incêndios nos primeiros oito meses de 2025, sendo 353 em áreas urbanas e 133 em áreas florestais. No mesmo período de 2026, foram contabilizadas 1.230 ocorrências: 666 urbanas e 564 florestais.

O crescimento foi de aproximadamente 88,7% nos incêndios urbanos e de 324% nas ocorrências em áreas florestais.

O avanço dos incêndios em áreas de vegetação chama atenção principalmente pelo impacto na qualidade do ar e pelo risco de o fogo atingir imóveis e outras estruturas próximas às áreas afetadas.

Entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, foram registrados 106 incêndios em vegetação e áreas florestais. No período seguinte, entre 7 e 9 de agosto, foram contabilizadas 117 ocorrências. O número representa um aumento de aproximadamente 10,4% entre os dois períodos.

Fumaça preocupa e pode afetar saúde

Além dos danos provocados diretamente pelo fogo, as queimadas também podem comprometer a qualidade do ar e aumentar a exposição da população à fumaça.

A queima irregular de lixo ou de vegetação, por exemplo, pode provocar a rápida propagação das chamas, principalmente em períodos de calor intenso e condições favoráveis à disseminação do fogo. A fumaça pode atingir comunidades próximas e causar problemas relacionados à inalação.

Outro risco é a propagação das chamas para imóveis. Em um caso registrado recentemente em Manaus, um incêndio que começou em um veículo se espalhou para uma área de mata e, com a ação do vento, atingiu uma residência localizada nas proximidades.

Queimadas são proibidas

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) reforça que a legislação proíbe queimadas realizadas de forma irregular, especialmente diante das condições climáticas que favorecem a propagação do fogo.

A orientação é que a população não utilize o fogo para eliminar lixo, limpar terrenos ou realizar outras atividades que possam provocar incêndios. Em caso de fogo fora de controle, a recomendação é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros.

O cenário preocupa ainda mais com a aproximação dos meses tradicionalmente marcados por maior número de queimadas no Amazonas. A expectativa é de que os cuidados sejam intensificados para evitar que novos incêndios provoquem danos ambientais, materiais e riscos à saúde da população.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2026Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por