Com mensalidades entre R$ 160 e R$ 180, academia pretende inaugurar três unidades em Manaus ainda em 2026, apostando em um modelo que prioriza qualidade de vida, conforto e ambiente sem julgamentos
Paulo Morais, CEO da PG&MP Investimentos e fundador da Espaçolaser
Foi-se o tempo onde a academia servia apenas para treinar. Aquele ambiente muitas vezes considerado tóxico e intimidador para parte da população que quer apenas treinar no seu tempo, com seus pesinhos, sem se importar em competir com o cara grande treinando ao lado. Esses novos espaços, focados no wellness e na qualidade de vida, estão ganhando força no Brasil, e em Manaus não poderia ser diferente.
Pensando nisso, a iZi Gym resolveu expandir as academias da rede, focada no público wellness, para o norte do país, a começar por Manaus. Com um investimento inicial de R$ 10 milhões, a rede pretende inaugurar três unidades em 2026, nos bairros Parque Dez, Chapada e Japiim, de um total de oito unidades na cidade até o próximo ano.
Baseada no conceito de low-cost premium, a operação surge para atender à crescente demanda por saúde e bem-estar na região de Manaus. A proposta da rede vai além da estética e da performance, priorizando a promoção da qualidade de vida, do equilíbrio e da saúde mental.
Alinhada às tendências contemporâneas de estilo de vida e bem-estar, este modelo de academia propõe a oferta além de um ambiente voltado à prática de atividades físicas com foco ampliado em qualidade de vida, equilíbrio e saúde mental, além da performance e da estética, este modelo também possui uma atmosfera ideal para coworking, reuniões e encontros.
A ampliação da rede é liderada pelo empresário Raul Santana, que atua como franqueador, franqueado e investidor-anjo da Wellhub, plataforma global de bem-estar corporativo. Nesta operação, ele se associa a Paulo Morais, CEO da PG&MP Investimentos e fundador da Espaçolaser, empresa responsável por popularizar a depilação a laser no país.
Por que começar a expansão da rede no norte logo por Manaus?
Raul: Eu não sou Manauara, mas eu tenho uma relação próxima com Manaus. Eu participei há um tempo atrás, de dois grandes projetos em Manaus, então eu tenho todo um conhecimento sobre o mercado na cidade. Além disso, a WellHub [antigo Gympass], que é um parceiro nosso, tem uma demanda muito grande na região de Manaus. Em acordo com a WellHub, a gente identificou que Manaus seria um mercado potencial a ser explorado, a cidade tem 3 milhões de habitantes, tem uma capacidade muito grande de crescimento e ainda é mal atendida nesse sentido, então a gente tá fazendo esse casamento da iZi Gym com a Wellhub nessas unidades de Manaus. A intenção é que a gente abra até o final deste ano três unidades e até o ano que vem um total de oito unidades em Manaus.
Como essa proposta de academia wellness se diferencia dos modelos tradicionais que já temos na cidade?
Paulo: É uma tendência natural das pessoas se preocuparem com atividade física como forma de qualidade física, muito mais pensando em longevidade com qualidade de vida, porque a gente respeita, a gente sabe, inclusive a gente tem, dependendo de qualquer coisa, temos pessoas preocupadas com o fisiculturismo e algumas pessoas também com esse olhar dentro das nossas academias. Só que a linguagem das nossas academias é muito mais olhando o pessoal que a gente chama ‘fitness’. E o foco do fitness é justamente esse. A pessoa está preocupada não só com a aparência física, mas com a qualidade de vida que ela vai manter, com maior resistência e com condição física adequada.
Raul: E a questão aqui é também dar um ambiente sem julgamento, não é só para aquela mulher que tem tanquinho ou o cara musculoso. A gente quer um ambiente onde a família vá, sem julgamento, cada um no seu tempo, no seu momento, o que a gente quer que eles vão, façam, cuidem da saúde e do seu bem-estar.
Como a iZi Gym se diferencia em relação às concorrentes?
Paulo: A gente tem dois grandes movimentos neste setor, que é um movimento de algumas academias de posição que a gente chama de High Ticket. Academias com ticket acima de R$ 500, algumas inclusive indo até R$ 3.000 por mês. E ok, tá tudo certo, a gente só tá vendo aqui que tem um mercado que precisa ser assistido e atendido nessa pegada wellness. Não dizendo que a pessoa que eventualmente esteja no fisiculturismo ou preocupado com saúde de corpo, que também não vai encontrar na iZi um bom ambiente, vai encontrar sim. Mas a gente vê aqui um um forte mercado do pessoal do fitness e no low cost que a gente chama de premium.
Vocês falam em low-cost-premium, como funciona esse modelo de mercado que parece caro mas é acessível?
Paulo: A gente tem um um ticket bem mais reduzido do que essas outras academias, mas muito preocupado também com a experiência. Esse que talvez seja um ponto importante aqui. A nossa preocupação todo o tempo é garantir para os nossos alunos uma experiência mais agradável sobre todos os aspectos. Qualidade de equipamentos que, inclusive, você nem encontraria numa academia low cost. A gente sabe que, inclusive quem é praticante e usuário de academia, tem o sonho de poder usar uma máquina como essas. Você vai ver máquinas que normalmente não se vêem em unidades low cost. E junto da qualidade do equipamento, a gente vai ter muita preocupação com a qualidade do ambiente como um todo, inclusive tendo o banheiro separado do ambiente de vestiário, que são duas coisas completamente diferentes.
Falando em qualidade de equipamentos, quais as marcas de maquinário vão ter na academia de vocês?
Raul: A Shua Fitness é considerada um maquinário de elite dentro do que a gente entende de equipamentos existentes no mercado. É um dos maiores fabricantes de equipamentos fitness do mundo. A Precor e Matrix [marcas de equipamentos de academia] utilizam a estrutura da Shua para fabricarem seus próprios equipamentos. Ou seja, a Shua que fabrica isso tudo, ela tem know-how [experiência, sabe como fazer] e tem qualidade em equipamentos dos mais diversos níveis, então nada melhor do que se associar a um grande player de equipamento para poder trazer condições diferenciadas para nossa rede e para franqueados futuros que vão adentrar na iZi Gym.
Aqui em Manaus temos um clima quente e úmido praticamente o ano inteiro, existe alguma adaptação climática para a franquia de academias que virão para cá?
Raul: Em termos de padrão de qualidade, a iZi Gym vai ter o mesmo padrão em nível nacional, independente do local. Existem muitas academias da concorrência em Manaus que não tem nem ar condicionado, apenas ventilação, e para um clima como o de Manaus, é muito desconfortável para o cliente treinar em um ambiente desse. Para se ter uma ideia, somente na primeira unidade, que será inaugurada em agosto, no Parque Dez, só os equipamentos de refrigeração e ar condicionado custaram entre 360 mil a 400 mil reais.
Paulo: É lógico que a gente conhece o clima da região, a gente sabe que esse é um ponto sensível de preocupação de conforto. Se a gente tá falando de experiência, tem que estar preocupado com o conforto dos nossos alunos. Então você vê o tamanho do investimento e preocupação no projeto de ter uma climatização preocupada justamente com o clima da região, mas isso não se aplica apenas a Manaus, tá? Essa preocupação vem absolutamente em todos os projetos que a gente está implantando. Hoje a gente já tem projetos em processo de implantação em Cuiabá, Curitiba, Florianópolis e estamos finalizando o processo de negociação com o Rio de Janeiro, cada um desses lugares com mínimo de dez unidades da academia.
Qual a expectativa para esse primeiro ano de operações em Manaus?
Raul: Estamos falando de três unidades em Manaus, provavelmente a primeira vamos inaugurar em agosto, a segunda entre setembro e outubro e a terceira em novembro. Então falando aí de unidades que vão ter em média 2.500 a 3.000 alunos por por unidade.
Paulo: A expectativa é mais ou menos essa, inclusive com a preocupação de não criar superlotação, porque a preocupação também é a experiência.
Como vocês pretendem resolver o problema da superlotação da academia e o grande engarrafamento de equipamentos durante o treino?
Raul: Limitando a quantidade de clientes por unidade. Não vamos mexer no valor dos pacotes ou superlotar as unidades pensando apenas no faturamento. Trabalhamos o bem-estar. A gente pega esses horários de menos pico e reduz o valor da mensalidade para que o cliente possa ter essa disponibilidade.Tem cliente que só tem horário de manhã ou final do dia e tem cliente que tem horário a qualquer hora, então para aquele que não possa ir pela parte da manhã ou no final do dia, que tem maior volume de clientes, ele vai para os horários de vale com uma taxa de mensalidade menor.
Falando em mensalidade, qual o valor do ticket mensal da iZi Gym?
Paulo: As mensalidades vão ficar entre R$160 a R$180. A gente quer ser essa alternativa com muita qualidade, boa experiência, mas com o preço muito justo e adequado. Tanto que as pessoas quando entram na iZi, a primeira reação delas é pensar ‘é só isso mesmo por mês?’, “tem alguma pegadinha?’. Não, é isso mesmo. A ideia é ficar exatamente nesse preço porque a gente entende que esse é nosso objetivo.
Como você avalia o crescimento do setor de bem estar no país?
Paulo: No setor específico do wellness, temos cerca de 8% da população brasileira fazendo uso de academias com olhar fitness, pensando em qualidade de vida, o que implica dizer que existe um enorme espaço de crescimento e possibilidade, inclusive de educação nesse ponto. Nossa visão aqui é que existe um movimento muito forte, e é bom que seja assim, de olhar para qualidade de vida e longevidade com qualidade. Então com esse olhar a gente vê dois movimentos importantes e isso é muito interessante.
E para as novas gerações?
Paulo: A juventude da geração Z e Alpha estão entendendo o quanto isso é importante e estão buscando a academia já na fase da juventude para atividade física, preocupada com isso. E existe até um movimento interessante de alguns jovens comemorando aniversário dentro de academias. Então a pessoa convida as amigas e amigos para o aniversário que acontece dentro de uma aula de bike, ou uma aula de alongamento e depois a comemoração com o bolo de aniversário dentro da academia. É um caso absolutamente surpreendente, diferente, mostrando fortemente uma tendência wellness.
Academia deixou de ser apenas para musculação e virou local de coworking e encontros. Como vocês se preparam para atender essa nova demanda?
Paulo: A profissional que a gente envolveu para desenvolvimento do projeto, a gente teve uma preocupação bem grande com tema de iluminação, cor da academia, justamente para criar esse ambiente mais agradável para se estar. Inclusive a intensidade de luz dentro das unidades, para que não seja muito branca, com uma mescla incluída da cor laranja, que é a cor referência da da marca. A gente teve absoluta preocupação com isso, inclusive com esse ambiente para que ele fosse um um ambiente agradável para se ir.
Raul: Inclusive uma novidade é que a primeira unidade a ser inaugurada em agosto no Parque Dez, o banheiro é separado do vestiário, são ambientes separados, justamente para poder dar um conforto maior, porque são momentos diferentes, momentos distintos. Então já nessa unidade do P10 de novembro, a gente vai estar com essa novidade que não tem em nenhuma unidade concorrente de Manaus.