Fala ocorreu em meio à nova crise da fumaça em Manaus e após coronel do Corpo de Bombeiros acusar o governo federal de negar ajuda
(Foto: Reprodução / Instagram)
O senador e candidato ao governo do Amazonas Omar Aziz (PSD) publicou um vídeo em suas redes sociais informando que destinou ao Governo do Amazonas uma emenda de R$ 15 milhões, ainda em 2023, para a compra de um avião que combateria incêndios florestais, mitigando o problema da fumaça na região metropolitana de Manaus. A fala ocorre em meio à nova crise na localidade, que tem atingido níveis péssimos de qualidade do ar, e após o coronel Orleilso Muniz, do Corpo de Bombeiros, acusar o governo Lula (PT) de negar ajuda.
“Na época, o secretário de Segurança era o coronel Vinicius [Almeida], ele sabe, é só perguntar para ele, e o governador era o Wilson Lima. O que aconteceu? Até hoje o dinheiro está aí e não compraram essa aeronave. Era para estar ajudando. Foi um recurso que conseguimos no Ministério da Justiça”, disse Omar.
O candidato acusou a chamada “nova política” de deixar dinheiro em caixa e não comprar o avião que poderia combater os incêndios nos arredores de Manaus, evitando a fumaça que está “prejudicando a saúde de muitas pessoas”.
Acusações e ajuda dispensada
Nessa sexta-feira (9), o coronel Orleilso Muniz, do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), acusou o governo federal de ter negado o envio de quatro aeronaves para o estado do Amazonas que auxiliariam no combate aos incêndios. Os documentos divulgados por ele mostram que haveria falta de disponibilidade para pedido, que foi feito em setembro, mesmo com os alertas do El Niño sendo dados desde abril.
Na sequência, o superintendente do Ibama no Amazonas, Joel Araújo, afirmou que o governo Lula disponibilizou ao Corpo de Bombeiros do estado, por meio do Fundo Amazônia, R$ 45 milhões para investimentos em ações de combate a incêndios e desmatamento, além do envio de quatro aviões de combate a queimadas neste sábado (10).
Outros documentos oficiais da autarquia apontam que o governo estadual dispensou apoio federal de equipes terrestres em dois registros durante a crise das queimadas, em setembro. O ofício foi revelado pelo jornalista Cley Medeiros nas redes sociais.