Projeto reúne moradores da Zona Norte e já soma mais de 2 mil atendimentos gratuitos nas áreas de saúde, cidadania e assistência social
(Foto: Daniel Brandão)
Moradores da Zona Norte de Manaus participam, neste sábado (6), da segunda edição do projeto A Crítica nos Bairros, realizada no Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, no bairro Cidade Nova. A ação reúne serviços gratuitos, atividades de lazer e atrações culturais, atraindo famílias que aproveitam a programação ao longo do dia. A programação segue até as 14h.
(Foto: Daniel Brandão)
Com apresentação do jornalista Bruno Fonseca, o Brunoso, a programação é marcada pela participação do público. Um dos destaques foi o show da apresentadora infantil Alexa Ingrid, que animou crianças e famílias presentes. Aida pela manhã, a agenda contou ainda com aula de Yoga, Fit Dance e atrações musicais.
Cidadania e acesso a serviços
Além do entretenimento, o principal objetivo do projeto é facilitar o acesso da população a serviços essenciais. Ao longo da manhã, moradores buscaram atendimentos gratuitos nas áreas de saúde, cidadania, assistência social, empregabilidade e orientação jurídica.
(Foto: Daniel Brandão)
Entre os parceiros da ação estão a Defensoria Pública, Justiça Itinerante, Sebrae, Semasc, Sejusc, Sine Amazonas, Semsa, Sesi Saúde, Sepet, Instituto Visão Solidária, CETAM e Drogarias Bom Preço. A população tem acesso a serviços como atualização da carteira de vacinação, atendimento odontológico, orientação jurídica, emissão e atualização de documentos, apoio para microempreendedores, serviços veterinários e atendimento oftalmológico.
Entre os moradores que aproveitaram os serviços oferecidos está a cadeirante Maria Arneide, de 56 anos, e o esposo, o pedreiro José Gabriel, de 65. Moradores do Conjunto Mutirão, no bairro Novo Aleixo, eles souberam da ação por meio da TV A CRÍTICA e compareceram ao local em busca da regularização de documentos. O casal está há cerca de cinco anos sem RG e certidão de nascimento.
"Estou muito satisfeita com o atendimento aqui do TJAM. Cheguei há pouco tempo e, em minutos, fui atendida. Eles foram muito atenciosos e explicaram tudo o que preciso fazer para conseguir tirar meu RG. Essa ação da A Crítica é maravilhosa", afirmou Maria Arneide.
Documentação regularizada
Segundo a servidora pública Maria Clara, a iniciativa ajuda a garantir o acesso da população a outros serviços que exigem documentação atualizada. "É justamente para atualizar os documentos, porque as pessoas precisam tirar RG, carteira de habilitação ou acessar benefícios e aposentadorias. Muitas vezes, a emissão da certidão tem um custo alto para quem está em situação de vulnerabilidade, e nós conseguimos fazer a isenção dessas taxas", explicou.
(Foto: Daniel Brandão)
Saúde visual
A aposentada Maria Assunta, de 70 anos, moradora do bairro Riacho Doce 2, chegou ao local acompanhada da família para aproveitar os serviços oferecidos. Ela realizou exame oftalmológico e elogiou tanto os atendimentos quanto a programação do evento.
(Foto: Daniel Brandão)
"Eu assisto à A CRÍTICA todos os dias, todos os programas. Gostei de todas as apresentações, sou fã do Alerta, do Brunoso e do Pica-Pau. Está excelente. Chegamos às 5h da manhã para pegar ficha para o exame de vista e valeu a pena. Achei excelente", afirmou.
O atendimento oftalmológico foi um dos serviços mais procurados da ação. O Instituto Visão Solidária disponibilizou testes de acuidade visual e consultas com optometrista para identificação de problemas como miopia e astigmatismo. Segundo o empresário Adnis Akryghti, responsável pela franquia, foram distribuídas 100 senhas para os exames durante a ação.
"A pessoa faz o teste de acuidade visual e, se necessário, passa pela avaliação com o optometrista. Depois, já pode escolher armações e lentes para encomendar os óculos. A procura foi tão grande que as vagas para os exames se esgotaram rapidamente", destacou.
Empreendedorismo local
Além dos serviços e atrações culturais, o evento também conta com o Super Bazar, que dedicou um espaço a empreendedores da comunidade que expõem e comercializam seus produtos ao público.
Para o diretor de Programação e Conteúdo do Grupo A CRÍTICA, Welcon Figueira, a segunda edição do projeto superou as expectativas e reforçou a importância de aproximar os serviços da população. "Foi uma surpresa! Ficamos muito felizes com o resultado. Já ultrapassamos a marca de 2 mil atendimentos, com um fluxo muito grande de pessoas. Isso é resultado de um trabalho muito positivo e, principalmente, da audiência da TV A CRÍTICA e do Grupo A CRÍTICA", finalizou.