Segunda-feira, 20 de Maio de 2019
Sim & Não

Choro e alívio após Supremo salvar ZFM


serafim_serafim_C307C623-8771-4E9A-B56C-D10741A36168.JPG
26/04/2019 às 07:24

O nível de tensão em virtude do julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), que poderia decretar o início do fim da Zona Franca de Manaus, pode ser resumido na reação do deputado estadual Serafim Corrêa (PSB). Anunciada a vitória do Amazonas, ele caiu aos prantos e soluçou de tanto chorar. Em vídeo, logo após o julgamento, Serafim afirmou que os quatro ministros que votaram contra o modelo “foram induzidos ao erro por um memorial mentiroso distribuído pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional”.

Vagas  A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de Manaus deu parecer favorável a projeto de lei que prevê a criação de mais 1,5 mil vagas para professores na Semed. A ideia é que sejam nomeados os que estão em cadastro de reserva.

No forno 1  O Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos funcionários do sistema penitenciário está quase para sair do papel. O plano também prevê aumento de cargos. Atualmente há 66 agentes penitenciários de carreira. Os demais são terceirizados.

No forno 2  Ontem, a titular da Sead, Inês Carolina Simonetti, recebeu uma comissão de servidores do setor para tratar do PCCR. Quando aprovado, o plano permitirá a realização de concurso para agentes e demais servidores da Seap.

Quem avisa...  Durante sessão plenária na CMM, esta semana, o vereador Jaildo Oliveira (PCdoB) fez um apelo ao prefeito Arthur Neto (PSDB) voltado ao sistema de transporte coletivo da cidade.

Alerta  “O sistema de transporte coletivo de Manaus pode entrar em colapso”, avisou Jaildo. “Providências devem ser tomadas urgentemente, evitando que a cidade vire um caos”, avisou de novo.

Farmácia  O deputado Dr. Gomes (PRP) apresentou uma proposta de lei que visa criar uma farmácia veterinária popular para criadores da agricultura familiar e donos de animais domésticos.

É hepta!  O Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto renovou pela sétima vez, por mais um ano, o contrato de R$ 11,4 milhões com a empresa Bioplus para “prestação de serviços especializados em gerenciamento e processamento de produtos para a saúde em centro de material e esterilização”.

#Chateado  “Não se combate malária com tapinhas nas costas. Tem que ter investimento e ir para o combate direto contra a doença”. Do presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (COSEMS-AM), Januário Neto, durante programação alusiva ao Dia Mundial de Combate à Malária.

Dados No AM foram registrados 73.362 casos de malária em 2018. Manaus e a região do Alto Rio Negro concentram a maior incidência da doença, com mais de 50% dos casos no Estado.

Erramos A coluna informou, equivocadamente, que a Secretaria Estadual de Cultura promoveria o “Encontro Teatros de Ópera e a Economia Criativa na América Latina”, como parte do 22ª edição do Festival Amazonas de Ópera, no dia 26 de abril (hoje). A data correta é 26 de maio. O secretário nacional de Cultura, Henrique M. Pires, e o presidente da Academia Brasileira de Música, João Ripper, estarão presentes.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.