Publicidade
Sim & Não

Convite a coronel do Exército causa onda de boatos sobre novo comando da Suframa

07/01/2019 às 10:14
Show show 154 0994f238 254c 4347 b356 e3913a0b7b62

Um convite do secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), Carlos Alexandre da Costa, encaminhado ao coronel reformado do Exército, Alfredo Menezes, em que o oficial é identificado como “superintendente da Suframa”, causou uma série de boatos. O deputado federal eleito Pablo Oliva (PSL), interlocutor do presidente Bolsonaro, não confirma nem nega. Ele diz que existem “alguns nomes para o cargo. A decisão final é de Paulo Guedes e Bolsonaro”.

Sem comentários

Pablo Oliva desconversa sobre os nomes cogitados para assumir o cargo de superintendente da Suframa e se reserva a dizer “que não pode comentar”.

Polêmica

O coronel Menezes esteve no centro de uma polêmica durante a campanha eleitoral em Manaus. Na coordenação da visita do General Hamilton Mourão (vice-presidente) à capital, chegou a expulsar um major do Exército de um restaurante onde acontecia uma reunião com apoiadores do partido.

Prova dos nove

O fato é que o coronel foi mesmo convidado para comparecer, em Brasília, à cerimônia que dará início dos trabalhos da Sepec, secretaria à qual a Suframa está vinculada. A reunião ocorrerá amanhã, às 15h, no auditório Vladimir Murtinho, no Palácio Itamaraty.

Espera

Na Suframa, o compasso é de espera. Nos bastidores, o atual superintendente Appio Tolentino, que assumiu o cargo em junho de 2017 por indicação do deputado federal Silas Câmara (PRB), se prepara para deixar a autarquia.

Procon

O Procon Legislativo deve iniciar as operações no primeiro semestre deste ano. O projeto de autoria do deputado Adjuto Afonso (PDT) deverá acelerar os atendimentos e conciliações entre população e empresas, indo até os bairros, a exemplo do que vem fazendo a Frente Parlamentar de Apoio ao Empreendedorismo.

ALE-AM

Na corrida pela presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), o deputado estadual Serafim Correa (PSB) tem sido o mais “quieto” entre os postulantes. O cargo é disputado também por Belarmino Lins (PMDB) e Josué Neto (PSD).  

Hora certa

Sobre sua postura discreta na disputa pelo comando do Parlamento Estadual, o deputado Serafim Corrêa disse: “O segredo é a alma de tudo. Terá a hora certa da definição”. A eleição ocorre no início dos trabalhos na Assembleia em fevereiro.

Firme

Enquanto isso, Belarmino Lins assegura estar tranquilo e firme quanto à disputa e reitera que não divulgará nomes dos parlamentares que o apoiam, “para não expor ninguém a pressões e para que forças ocultas não mudem o curso do jogo”.

Inspeção estadual

Um dos objetivos do governo do Amazonas no setor primário é obter a equivalência do Serviço de Inspeção Estadual (SIE/AM) junto ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).

Facilidade

Com isso, os produtores amazonenses poderão comercializar seus produtos em todo o País com mais facilidade, já que um dos entraves é a dificuldade para obtenção da certificação federal.