Quarta-feira, 27 de Outubro de 2021
Sim e Não

David anuncia revitalização de calçadão e criação de Museu da Zona Franca


calcadao_21446179-46BF-4808-9DAE-F096A689F7DD.JPG
25/09/2021 às 06:50

A revitalização do Calçadão da Suframa foi anunciada pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), durante evento de entrega de obras viárias no Distrito Industrial 1.  Na ocasião, David afirmou que sua gestão planeja uma série de obras para a região, de modo a incentivar a população a frequentar essa parte da cidade não apenas para trabalhar, mas também para o lazer. O plano inclui a construção de quadras esportivas e as construções de um parque e do Museu da Zona Franca de Manaus.

30 ruas: Ao todo, 30 vias do Distrito foram entregues nesta etapa do convênio, que foi  firmado em 2016 entre Suframa e Prefeitura de Manaus e caminhou a “passos lentos” na gestão anterior. Além do asfalto, houve obras em calçadas, meios-fios, pintura e paisagismo. 

Pacto: Presidente da Força Tarefa dos Governadores pelo Clima e Floresta, o governador Wilson Lima (PSC) discursou em painel regional da Semana do Clima de Nova York. Lima apresentou os desafios da região e ressaltou a urgência da união dos países, em especial os mais ricos, para a proteção do bioma: “É hora de um pacto global pela Amazônia”.

Livre, leve e solto: Amom Mandel, eleito vereador de Manaus pelo Podemos, deixou a legenda com uma certidão de desfiliação por “justa causa” e agora analisa futura filiação. “O mandato é meu e vou (poder) manter minha independência”,  afirmou ele em entrevista ao podcast do Sim&Não.

Critérios: Amom afirma que já conversou com várias legendas e que vai se filiar na que lhe der “a melhor estrutura  possível” para desenvolver o projeto juventude, que foi uma de suas bandeiras de campanha.

Não é fácil:  Deixar o partido sem gerar “briga” pelo mandato é coisa rara.  Há exemplos locais no próprio Podemos, agora sob comando do deputado Abdala Fraxe. Em nível nacional, a deputada Luisa Canziani (PR) é uma das que trava batalha na Justiça para sair do PTB.

Não é fácil 2:  Esta semana, a Procuradoria-Geral Eleitoral deu parecer favorável a ela na ação que corre no Tribunal Superior Eleitoral. Para a PGE, o PTB teve mudança substancial de programa partidário, o que justifica Canziani deixar a legenda sem perder o mandato.

Isenção: O plenário da Câmara dos Deputados aprovou esta semana proposta que prevê isenção do Imposto de Renda para aposentadorias, reforma ou pensão recebidos por pessoas com complicações ou sequelas decorrentes de covid-19. A matéria vai ao Senado.

Bom senso: A Vale anunciou que desistiu de “todos os seus processos minerários” em terras indígenas no Brasil, reconhecendo a necessidade de consentimento das comunidades e de legislação que regulamente a atividade. De 2020 a 2021, foram 89 processos, que vão gerar atos de “desistência e renúncia”.

Contramão: O anúncio da Vale ocorre ao mesmo tempo em que o governo do presidente Jair Bolsonaro promove várias leis no Congresso destinadas a permitir atividades extrativas em territórios ancestrais.

 


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.