Publicidade
Sim & Não

PanAmazônia faz carta para Jair Bolsonaro

12/11/2018 às 08:30
Show jair bolsonaro chapeu efc7a200 414d 4e54 8b61 de62ff2dea49

A Associação PanAmazônia elaborou carta com “Dez prioridades para uma agenda estratégica para a Amazônia”, que será entregue ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). “A  voz dos amazônidas precisa ser ouvida nos processos decisórios sobre nosso próprio destino regional”, registra a carta assinada pelo presidente da entidade, Belisário Arce, e cujo conteúdo obteve concordância de todos os membros da PanAmazônia, que foi fundada em 2010.

Liberal   As Dez Prioridades elencadas pela PanAmazônia têm como premissa uma agenda liberal que promova integração e prosperidade.  Hoje, diz a carta, predomina na região uma aguda inércia econômica.

Choveu emenda   A Proposta orçamentária de 2019 recebeu 9.379 emendas parlamentares. Foram 8.755 individuais e 624 coletivas. Todas propõem gastos em diferentes áreas escolhidas pelos deputados e senadores. 

As obrigatórias   No total, as 9.379 emendas parlamentares propõem R$ 88,3 bilhões em gastos em 2019. Apenas 15,5% desse montante têm execução obrigatória (a chamada emenda impositiva). O restante depende de condições fiscais e políticas, entre outras, para sair do papel.

Do Jair  Deputado federal no sétimo mandato, o presidente eleito Jair Bolsonaro apresentou 21 emendas, 14 para despesas com saúde e educação nas Forças Armadas e o restante destinadas ao Fundo Nacional de Saúde, que é gestor do SUS.

Petrobras   O site Poder360 noticiou que Bolsonaro deve apoiar a ideia de Paulo Guedes, futuro ministro da Economia, e manter na presidência da Petrobras o engenheiro amazonense Ivan Monteiro, que dirige a estatal desde junho. 

Reencontro  O ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, se emocionou ao presidir a cerimônia pelos 25 anos da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, em Tefé. Silva e Luna lembrou dos tempos em que comandou a unidade, entre 2002 e 2004, e leu poema que fez na época.

Referência  O professor e médico cearense Manoel Jesus Pinheiro Coelho recebe hoje o título de Membro Honorário da Academia Amazonense de Letras. A sessão solene começa às 20h e integra a programação do centenário da Academia.

Currículo  A diretoria da Associação dos Procuradores do Amazonas divulgou notícia em que defende que o próximo chefe da Procuradoria Geral do Estado, a ser escolhido no governo Wilson Lima (PSC), seja do quadro efetivo da instituição.

Mosquito  O Amazonas vai receber este mês 114 mil mosquiteiros com inseticidas de longa duração para ajudar no combate à malária. A entrega será feita pelo Ministério da Saúde em 16 municípios que são considerados prioritários no enfrentamento da doença.

#VetaTemer   Até as 18h de ontem, 2.545.114 pessoas fizeram login na plataforma change.org para apoiar o abaixo-assinado contra o aumento de salário para ministros do STF. Proposta pelo partido Novo, a campanha pede que Michel Temer vete o reajuste em nome da responsabilidade fiscal. 

Herói  Nos 30 anos da Constituição, o ex-presidente Ulysses Guimarães pode ser considerado herói da pátria. A proposta é do Ministério da Cultura e será analisada esta semana na Comissão de 
Cultura e Esporte do Senado.