Terça-feira, 15 de Outubro de 2019
Sim & Não

Transição no Francisca Mendes


francisca_mendes_B648BC5F-C92C-4709-9FBD-E9E18F2FA4F5.jpg
20/09/2019 às 08:28

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) vai criar uma comissão de transição envolvendo servidores do órgão e do Hospital Francisca Mendes. A equipe vai trabalhar na organização da nova gestão da unidade, tendo em vista que a vigência do contrato com a Fundação Unisol se encerra em 4 de dezembro próximo. O assunto foi tratado em reunião, ontem, entre a gestão da Susam, a do hospital e a promotora do Ministério Público Estadual, Silvana Nobre.

Solução O secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, explica que o Ministério Público Estadual ajuizou uma Ação Civil Pública que impede a Susam de contratualizar com a Unisol ou prorrogar o contrato vigente. “Estamos trabalhando no planejamento de uma solução de gestão e de um plano de revitalização para o Hospital”, disse o secretário.

Denúncias Com base em relatos de lideranças das etnias Jarawara, Jamamadi e Kanamati de que servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai) na Base Canuaru não respeitam as terras e as mulheres indígenas, o Ministério Público Federal (MPF) decidiu instaurar inquérito civil para apurar possíveis condutas criminosas dos servidores.

Em Lábrea As Aldeias Jamamadi, Jarawara, Kanamati e Hi-merimã estão localizadas no município de Lábrea. Além das denúncias de  práticas de relações sexuais com consequência de gravidez, há também relatos de extração de madeira, extração de óleo de copaíba e caça de animais silvestres.

Decifra-me Uma frase enigmática postada nas redes sociais pelo pré-candidado à Prefeitura de Manaus, David Almeida (Avante), tem circulado em grupos de aplicativo de mensagem: “Afaste-se de quem te atrapalha e aproxime-se de quem pode te ajudar”.

Estatutos Não foi sem um embate entre Assembleia Legislativa do E-Amazonas (ALE-AM) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM) que o poema “Estatutos do Homem”, do poeta amazonense Thiago de Mello se tornou patrimônio cultural imaterial do Estado do Amazonas.

O embate O projeto de lei, de autoria da deputada Joana Darc (PL), foi aprovado pelo plenário da ALE-AM, mas sofreu veto da PGE-AM. O deputado estadual Belarmino Lins (PP) comemorou a derrubada do veto da PGE-AM pelos deputados.

‘Absurdo’ “Ainda bem que nós, parlamentares que amamos a cultura, derrubamos o absurdo por ampla maioria. O veto não tinha o menor fundamento, pois o poema Os Estatutos do Homem é patrimônio internacional”, disse “Belão”, lembrando que o poema está gravado em letras douradas no hall da ALE-AM.

Cidadãos O Amazonas ganha dois novos cidadãos hoje, com títulos concedidos pela ALE-AM: o empresário Durango Duarte e o deputado federal Celso Russomano (Republicanos-SP). A concessão do título a Russomano causou polêmica, já que ele  está apenas de passagem por Manaus.

Erramos O número de 50 mil empregos diretos gerados pelo Polo Industrial de Manaus (PIM), informado pela coluna em nota não corresponde à realidade. Na verdade, são 87 mil empregos diretos gerados pelo PIM, informa o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam).


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.