Quarta-feira, 16 de Outubro de 2019
Sim & Não

Zona Franca dá sinais de recuperação


agora_zona_franca_40904761-4F8A-4BB6-9B5E-FC83DBA08B51.JPG
23/09/2019 às 07:47

A sinalização positiva no faturamento das empresas da Zona Franca de Manaus, que teve crescimento nominal de 10,68% no primeiro semestre, teve reflexos no nível de empregos da indústria local. A indústria foi o setor que mais contratou em junho. Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que mensura a diferença entre contratações e demissões, o saldo de contratados fechou em 1.683 no Amazonas, sendo 509 na indústria.

Concurso  Homologado em 29 de maio o resultado do concurso público da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) já saiu da Casa Civil e está, atualmente, na Sefaz para análise orçamentária. 208 concursados aguardam convocação. 

Convocação  O Governo do Estado ressalta que, embora o concurso tenha sido realizado em 2018, a gestão anterior não fez previsão orçamentária para convocação dos aprovados neste ano. A análise da Sefaz vai avaliar essa possibilidade: convocação ainda em 2019.

Mineração  O prefeito de Manaus Arthur Neto (PSDB) entrou em rota de colisão com o governo federal ao manifestar-se contra a regulamentação da mineração na Amazônia. “Garimpo na Amazônia, não! Nossa meta é desmatamento zero”, disse o prefeito em Nova Iorque. 

Cúpula do Clima  Arthur Neto  participou dos debates das Reuniões de Coalizão, que são os painéis da Cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU) que antecedem a reunião de hoje com o secretário-geral da ONU.

Rodoviários  A reação do Sindicato dos Rodoviários ao decreto que determinou o pagamento de passagens exclusivamente com dinheiro dentro de dois meses dividiu a categoria. Uma parte dos profissionais não gostou do tom ameno com que a direção do sindicato tratou a questão. 

Cobradores  O secretário extraordinário de articulação política, Luiz Alberto Carijó,  prometeu à categoria que o decreto será modificado para evitar que os cobradores sejam dispensados. Mas uma fonte do Sinetram confirmou à coluna que as empresas não vão tolerar esse tipo de interferência da Prefeitura e, caso ocorra, vão à Justiça. 

Aditivo  A Prefeitura de Anamã publicou aditivo ao contrato com a HBT Construções, que se encerraria no dia 30 de agosto deste ano, estendendo o contrato por mais um ano, até 30 de agosto de 2020. A HBT presta à Prefeitura de Anamã o serviço de  locação de máquinas pesadas. O valor do contrato é de R$ 2,6 milhões. 

Alerta  Os municípios de Anori e Manaquiri foram avisados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) que não estão respeitando limites de gastos previstos em lei. Manaquiri não está aplicando o mínimo de 25% de seu orçamento no desenvolvimento do ensino; e Anori ainda não destinou o mínimo de recursos públicos com magistério. 

Ministro Sinistro  Autor de uma Moção de Apelo que pede ao ministro da Economia, Paulo Guedes, a liberação dos recursos da  Zona Franca de Manaus, o deputado Belarmino Lins disse à coluna que o ministro continua “sinistro” em seus ataques ao modelo. “Ele é sinistro e parece não saber nada de Amazonas”, diz Belão.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.