Jovem de 23 anos foi atingido por nove facadas durante aula de reforço. Adolescente de 14 anos segue internado provisoriamente e investigação busca esclarecer a motivação
Vinícius Siqueira Figueiredo deixa o hospital neste sábado (29), após receber alta médica. (Foto: Jeiza Russo/A CRÍTICA)
O professor e estudante de engenharia civil, Vinicius Siqueira Figueiredo, 23 anos, recebeu alta neste sábado (29), por volta de 12h30, do hospital particular, situado no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus, onde estava internado desde o último dia 27. Ele foi atacado, na quarta-feira (26), nas costas com nove facadas desferidas pelo aluno de 14 anos, em uma sala de aula de reforço, situada no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul da capital. O menor foi apreendido e segue à disposição da Justiça.
“Ele está de alta hospitalar. Saiu ainda agora do hospital. Ele está bem. Foi uma recuperação boa. Gostaria de dá essa satisfação pública, porque, tive a oportunidade de ler centenas de mensagens de apoio e oração. E isso é muito importante para a minha família. Ele (Vinicius) também leu. E o resultado que ele está saindo de alta hospitalar e meu coração está mais calmo. Vamos para casa terminar essa recuperação e curar essas feridas. Ele (Vinicius) está bem e fora de perigo”, disse Deurion Figueiredo, pai de Vinicius.
Vinícius aparece ao lado de familiar após deixar a unidade hospitalar em Manaus.
Após o ataque, Vinicius foi levado para o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, situado no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, para os primeiros atendimentos. Em nota, a Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM), informou que “foram realizados exames de imagem para investigação de possíveis lesões internas, não sendo identificados sinais de comprometimento da cavidade abdominal. Após avaliação médica, o paciente recebeu alta, com orientações, receituário e os devidos encaminhamentos”.
Deurion agradeceu a equipe médica do HPS 28 de Agosto, assim como do hospital particular. “Foram realmente muito fantástico. Todos os profissionais da saúde estão de parabéns para mim, porque foram muito importante”, disse Figueiredo. “Queria dizer também que estou muito orgulhoso do Vini. Ele mostrou uma força muito grande de sobreviver naquele momento. Lutando com o que ele tinha, que era o próprio corpo, e sobreviveu”. Vinicius não falou com a imprensa ao deixar a unidade hospitalar.
Deurion Figueiredo, pai do professor Vinícius
Segundo Deurion, a família segue em busca de Justiça. “Não desejo mal em si para o agressor. Mas, estamos procurando vias legais para que essas consequências do ato, que foram muito graves sejam aplicadas dentro da Lei e dentro da legalidade. Muito obrigado, principalmente, ao público que deu muita força. Não esperava tanta comoção. Cada oração e cada mensagem chegou até nós”, finalizou.
O material apreendido na bolsa do adolescente
O delegado Luiz Rocha, titular da Delegacia Especializa em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), situada no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste da capital, declarou que a bolsa do adolescente, suspeito pelo crime, foi alvo de busca e apreensão e no acessório foram encontradas uma faca e um canivete.
O adolescente foi apreendido na quarta-feira (27) em cumprimento a mandado de busca, apreensão e internação expedido pelo Juizado Infracional. Ele responde por ato infracional análogo ao crime de tentativa de homicídio.
“O menor se encontra internado em Unidade de Internação Provisória (UIP) e as investigações continuam. Temos algumas diligências a cumprir, para tentar chegar na motivação real dos fatos. Foi apreendida a mochila do menor, uma faca e um canivete, utilizado no crime. Nós continuamos diligenciando para tentar elucidar e chegar na motivação real dos fatos. Assim que a vítima (Vinicius) tiver condições ela será ouvida na delegacia”, explicou o delegado.
Professor entra em veículo após receber alta; recuperação continuará em casa.