Eleições 2026

Eduardo Braga e Plínio Valério são eleitos para o Senado pelo estado do Amazonas

Eleitores compareceram às urnas para votar nos representantes, incluindo os parlamentares membros do Senado

Lucas dos Santos
04/10/2026 às 19:48.
Atualizado em 04/10/2026 às 19:50

Parcial dos candidatos com 93% das urnas apuradas (Reprodução/TSE)

A população amazonense escolheu reeleger Eduardo Braga (MDB) e Plínio Valério (PSDB) como senadores da República pelos próximos oito anos. Com mais de 92% das urnas apuradas, Braga está na liderança com 31,73% dos votos válidos, enquanto Plínio Valério está com 24,75%.

O terceiro colocado da disputa é Capitão Alberto Neto (PL), com 24,08%. O político ficou boa parte da apuração em segundo lugar, mas a abertura de urnas no interior do Amazonas garantiu mais votos para Plínio Valério. 

No momento presente da apuração, a diferença entre Plínio Valério e Capitão Alberto é de pouco mais de 25,3 mil votos, com o tucano possuindo 882,5 mil votos. e o militar atingindo 857,2 mil votos.

O parlamentar ficou à frente do ex-governador Wilson Lima, com 11,62% dos votos válidos. Fora da lista de candidatos principais, a candidatura mais votada foi de Professora Evany (PSol), que teve mais de 6% dos votos.

Os últimos colocados da disputa foram: Xuxa do Amazonas (Mobiliza), com 1,32% até o momento, Dailson Corrêa (DC), com 0,39%, e Evandro de Oliveira (PSTU), com 0,14%.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2026Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por