Federação se reúne no sábado para oficializar nomes do PT, PCdoB e PV para Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados
(Foto: Paulo Bindá/Arquivo A CRÍTICA)
A direção estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) deu aval à pré-candidatura do vereador Zé Ricardo para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM). Inicialmente, o petista disputaria uma vaga para a Câmara dos Deputados, mas a mudança foi aprovada pelo Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) nessa quarta-feira (29), juntamente com a indicação do filiado Denis Silva para disputar o cargo de deputado federal.
"Recebo essa aprovação com muita gratidão e um grande senso de responsabilidade. Essa confiança do PT fortalece ainda mais nosso compromisso de seguir ao lado do povo do Amazonas, defendendo políticas públicas que melhorem a vida das pessoas e contribuindo para fortalecer o projeto de reconstrução do Brasil liderado pelo presidente Lula”, disse.
Zé Ricardo foi eleito vereador em Manaus no pleito de 2024 com 17,3 mil votos, sendo o segundo mais votado da disputa, atrás apenas de Sargento Salazar (PL), que obteve 22,5 mil votos. O nome do parlamentar ainda precisa ser confirmado pela convenção da federação Brasil da Esperança, formada pelo PT em conjunto com o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e o Partido Verde (PV).
No encontro marcado para sábado (1º) no Clube do Trabalhador do Sesi, a federação deverá definir a divisão de candidatos por partido, podendo protocolar 25 nomes para a Assembleia Legislativa e oito nomes para a Câmara dos Deputados. A proporcionalidade de cada sigla da federação é decidida internamente.
Em 2022, a FE Brasil conseguiu eleger dois deputados estaduais: Sinésio Campos pelo PT e Carlinhos Bessa pelo PV. Bessa trocou os verdes pelo União Brasil durante a janela partidária, desfalcando a chapa. Ainda assim, outros membros da federação afiram ter uma composição competitiva para este ano.
Candidato para a ALE pelo PCdoB, o ex-deputado Eron Bezerra afirmou na semana passada que o grupo planeja eleger pelo menos três deputados estaduais, lembrando que, em 2022, a terceira vaga não foi obtida por apenas 3 mil votos.
“Nós temos o entendimento que a federação tem condições de eleger três deputados hoje sem muita dificuldade, até porque tem uma chapa melhor. Alguém pode dizer que saiu parte do PV. Sim, mas entraram outros no PV, naturalmente entrou muito mais gente para ser candidato. Então, a chapa tem condições, o objetivo é eleger até três ou mais, quem sabe”, disse.