política

Senadores Eduardo Braga e Omar Aziz criticam PEC da Blindagem

Eduardo Braga disse que proposta protege a impunidade; Omar Aziz afirmou que o País precisa de mais transparência e não de impunidade

acritica.com
18/09/2025 às 19:19.
Atualizado em 18/09/2025 às 19:19

(Foto: Divulgação)

Os senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD) criticaram, nesta quinta-feira, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que blinda congressistas de processos criminais condicionando a abertura de ações penais no Supremo Tribunal Federal (STF) contra parlamentares à prévia aprovação das respectivas casas legislativas, Câmara de Deputados e Senado. 

A proposta, aprovada nesta quarta-feira (17) na Câmara de Deputados, foi enviada ao Senado.

Em seu perfil no Instagram, Braga disse que a chamada PEC da Blindagem não protege a democracia, protege a impunidade.

“Quer criar uma casta de parlamentares acima da lei, intocáveis diante de investigações e processos criminais. Isso é um ataque frontal à Constituição de 1988, que garante que todos são iguais perante a lei. É um retrocesso que mina a transparência, enfraquece as instituições e ameaça a própria justiça”.

Enfatizou também que, no Senado, a posição dele é clara. “Não aceitaremos privilégios inaceitáveis numa democracia. Nossa posição é firme contra essa PEC e a favor do Brasil justo, transparente e democrático que o povo merece”.

Omar ressaltou que o Brasil precisa de mais transparência, não de mais imunidades. “O Parlamento já possui prerrogativas suficientes e não podemos aceitar propostas que ampliem privilégios em detrimento da sociedade”, disse. 

O senador afirmou que o momento exige responsabilidade: “discutir medidas que impactem positivamente a vida da população, e não acelerar mudanças que afastam os representantes do povo de suas obrigações. Um debate político que seja amplo, participativo e transparente”.

Até o momento, o senador Plínio Valério (PSDB) não se manifestou sobre a PEC da Blindagem em suas redes sociais.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2026Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por