Declaração

‘Tudo isso volta em forma de apoio’, diz prefeito de Parintins sobre emendas

Mateus Assayag destacou investimentos feitos no município graças às emendas enviadas pela bancada parlamentar do estado

Lucas dos Santos
21/01/2026 às 17:50.
Atualizado em 21/01/2026 às 18:32

O prefeito de Parintins, Mateus Assayag, concedeu entrevista para a reportagem de A CRÍTICA nesta quarta-feira (21) (Foto: Jeiza Russo/A CRÍTICA)

O prefeito de Parintins, Mateus Assayag (PSD), afirmou que o apoio dado pela bancada federal para investimentos no município volta “em forma de gratidão e apoio” para que esses recursos continuem sendo direcionados à cidade. A fala aconteceu em entrevista para A CRÍTICA nesta quarta-feira (21), pouco antes de sua entrada ao vivo no programa Alô Cidade, da TV A Crítica.

A declaração de Assayag ocorreu em resposta aos questionamentos sobre as emendas parlamentares enviadas pelos deputados estaduais, federais e senadores do Amazonas para a Ilha da Magia.

Ele citou nominalmente os deputados Saullo Vianna (União) – hoje secretário municipal em Manaus – além de Sidney Leite (PSD), Fausto Jr. (União), Silas Câmara (Republicanos), Amom Mandel (Cidadania), Capitão Alberto Neto (PL) e Pauderney Avelino (União).

“Nós temos uma relação muito boa com todos os da bancada federal e Parintins também vai ser muito grato.  E a deputada [estadual] Mayra Dias (Avante), que, além de ser uma grande deputada, além de ajudar muito Parintins, é uma grande amiga, uma grande parceira e que tem investido bastante no município”, afirmou.

O prefeito de Parintins, Mateus Assayag, concedeu entrevista para a reportagem de A CRÍTICA nesta quarta-feira (21)

Segundo o prefeito, os senadores Omar Aziz (PSD), Eduardo Braga (MDB) e Plínio Valério (PSDB) tem ajudado muito a cidade de Parintins com o envio de verbas, além da articulação da bancada para garantia de duas importantes obras para a região: uma maternidade voltada para a área do Baixo Amazonas e uma policlínica no município.

“São obras de parceria com o governo federal. O presidente Lula (PT) tem investido muito em Parintins e tem sido fundamental para que tudo isso aconteça. E tudo isso é parceria com o governo federal através do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento]. Nós temos a força política do senador Omar Aziz e do senador Eduardo Braga para que a gente possa ter esses investimentos em Parintins”, ressaltou.

Obras

Segundo Mateus Assayag, a obra da maternidade, que deve ser a maior do interior do estado, deverá atender todos os municípios do Baixo Amazonas, incluindo aqueles que estão fora do território estadual.

“Parintins hoje já atende uma boa quantidade de pacientes de municípios do oeste do Pará e agora ganha novos equipamentos. A maternidade é um desses principais equipamentos, uma das principais obras que já estamos fazendo para ofertar para a população tanto de Parintins quanto dos outros municípios”, disse.

A expectativa é de que a maternidade tenha 120 leitos, salas e profissionais para atendimento neonatal. Somada ao empreendimento está a construção de uma policlínica, também parceria com o governo através do PAC saúde, e de um Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) feito com emenda da deputada estadual Mayra Dias.

“Nós temos hoje um compromisso com a Caixa Econômica Federal para assinar convênios importantes para o município, emendas do senador Eduardo Braga e do deputado Saullo Vianna. Através desses convênios, que somam mais de R$ 12 milhões, vamos construir sistemas de abastecimento de água em comunidades rurais e também poder construir o muro de contenção em dois trechos críticos da cidade, que é outra emenda que temos do senador Omar”, elencou.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2026Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por