Reajuste

Reajuste: empresas de vidro devem aumentar preço em quase 20% em Manaus

Com isso, o preço de muitos produtos de decoração e acabamento, por exemplo, devem ficar mais caros em breve.

Amariles Gama
13/07/2022 às 18:08.
Atualizado em 15/07/2022 às 10:28

As empresas que atuam no ramo de vidros planos devem aumentar o preço dos produtos em 18% a partir da próxima segunda-feira (18), em Manaus. Empresas do segmento ouvidas por A CRÍTICA afirmam que receberam comunicado sobre o reajuste diretamente das fabricantes. Com isso, o preço de muitos produtos do segmento devem ficar mais caros em breve.

A Guardian Glass, uma das maiores fabricantes de vidro do mundo, comunicou, nesta segunda-feira (11), o reajuste em sua tabela de preços para alguns produtos, em todas as espessuras. Segundo a fabricante, o reajuste se dá “em virtude dos aumentos contínuos e acumulados nos principais insumos do processo produtivo de vidros planos”.

Segundo o comunicado da fabricante, produtos como o vidro “Float Incolor” terão um reajuste de 18%, “Float colorido e laminados” 16%, “Espelho Guardian Evolution, DecoCristal e Refletivos” 14%, e todos os demais produtos ficarão 18% mais caros.

A reportagem de A CRITÍCA entrou em contato com empresas do segmento, em Manaus, que confirmaram o reajuste no preço do vidro para a próxima semana. A vidraçaria Nortebox compartilhou em suas redes sociais o comunicado da fabricante e disse que o reajuste foi repassado para todas as vidraçarias da capital amazonense.

“Aviso importante. Por meio desta nota oficial venho comunicar a todos os nossos clientes sobre o reajuste repassado para todas as vidraçarias de Manaus. Dessa forma, todos os orçamentos feitos serão válidos para fechamento até 14/07/2022”, comunicou a empresa aos clientes.

O empresário do ramo de vidros, Wellington Viana, classificou o reajuste como “aumento abusivo” e questionou o motivo de tantos reajustes.

“Esse aumento aí já teve um não está nem com 20 dias, de 10%. Agora tem esse outro aí para o dia 18. Segundo os fornecedores de vidro aqui de Manaus, é por causa do transporte, da dificuldade de vir para Manaus. Mas isso é conversa, porque só aumenta aqui em Manaus, no Brasil inteiro o vidro não está aumentando desse jeito. A verdade é que aqui em Manaus há um monopólio do vidro, aí, quando eles bem querem eles aumentam”, disse o empresário.

Já a representante da empresa de vidros Blindex em Manaus, Kilze Krauss, explica que todos os reajustes repassados para as vidraçarias da capital são motivados por reajustes nas fábricas processadoras de vidro Float do Brasil. A representante contraria a opinião de Wellington e afirma que não há monopólio de vidro em Manaus, e que nenhum produto sofre reajuste se não houver o aumento nas fábricas.

"Quando eles aumentam lá, a nossa matéria-prima, que é o vidro float fabricado no Brasil, também sofre reajuste. Então, todos os reajustes que foram feitos em Manaus com relação ao vidro temperado foram feitos porque as fábriacas fizeram esse reajuste. Teve agora esse de 18% e tivemos um de 14%, onde todas as fábricas de Manaus repassaram somente 10%. Os 4% que teriam que ser repassados não foram", disse a representante.

A Vitral, uma indústria de vidros de Manaus, também confirmou o reajuste de 18% nos produtos. A informação foi confirmada pelo setor de vendas da fabricante, que não soube informar o motivo do reajuste. A reportagem tentou contato com a gerência da fabricante, mas não obteve reposta, assim como com a FV. Construções, que também divulgou o aumento nas redes sociais.

A reportagem também entrou em contato com o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Vidros, Cristais, Espelhos, Cerâmica de Louça e Porcelana de Manaus (Sindvidros) para entender o motivo do reajuste de preço, e aguarda posicionamento da associação.

*A reportagem foi atualizada às 18h de 14/07/2022 para inclusão de posicionamento da representante da empresa de vidros Blindex no Amazonas.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2026Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por